É um FC Porto desfalcado mas com a moral em alta aquele que vai visitar o Giuseppe Meazza esta noite, na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, diante do Inter Milão. Os Dragões chegam a este encontro importante embalado pelas dez vitórias consecutivas e vão ter pela frente os vice-líderes na Serie A, mas a distantes 15 pontos do Nápoles.

Para este duelo no mítico Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro, os dois clubes não têm baixas por castigo, mas os Dragões vão surgir diminuídos, pois poderá não haver Uribe, Otávio, Evanilson, Wendell, Veron, Galeno e Fábio Cardoso, todos lesionados.

O quarteto defensivo só deverá sofrer uma mudança, com a entrada de Zaidu no posto de Wendell. No meio-campo, Eustaquio deverá jogar ao lado de Grujic, com André Franco e Pepê nas alas. Se nenhum dos lesionados recuperar até a hora do jogo, Conceição poderá optar por um meio-campo a três, com a entrada do jovem Bernardo Folha, e ter apenas Taremi na frente. Mas a opção deverá por juntar o iraniano a Toni Martinez, no 4-4-2 habitual.

Esta é a 13.ª presença do FC Porto nos ‘oitavos’ (introduzido em 2003/04), com um balanço de cinco apuramentos e sete eliminações. Os Dragões seguiram em frente na última vez, em 2020/21, às custas da Juventus, de Cristiano Ronaldo.

Por seu lado, os ‘nerazzurri’ cumprem a 10.ª participação nesta fase, que não ultrapassam desde 2010/11 - afastaram o Bayern Munique, com um 3-2 fora, após um 0-1 caseiro) -, um ano após a vitória na prova, sob o comando de José Mourinho.

Momento de forma: FC Porto embalado, Inter longe do Nápoles

O FC Porto atravessa um grande momento a nível de resultados, apesar de não estar a deslumbrar. Os Dragões têm somado triunfos, quase sempre sem golos sofridos, e não perdem desde o 0-1 com o Benfica, em 21 de outubro de 2022, num embate em que ficaram muito cedo (27 minutos) com 10 unidades.

A formação azul e branca venceu na derradeira jornada da I Liga na na receção ao Rio Ave, por 1-0, com um tento do espanhol Toni Martínez enquanto o Inter recebeu e bateu a Udinese por 3-1, com tentos do belga Lukaku (grande penalidade), do arménio Mkhitaryan e do argentino Lautaro Martínez.

Os Dragões venceram os últimos dez jogos, quatro deles pela margem mínima, mas também só sofreram dois golos. A equipa de Sérgio Conceição vai numa sequência de quatro vitórias seguidas fora de casa, incluindo o triunfo no terreno do Sporting, na 20.ª jornada da I Liga. A última derrota fora de casa aconteceu na 1.ª ronda da fase de grupos da Champions diante do Atlético Madrid (1-2)

Em 38 jogos disputados esta época, o FC Porto conta com 30 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 92 golos marcados e 21 sofridos. A equipa venceu a Taça da Liga e ainda está em todas as competições onde entrou. Já o Inter Milão tem 21 vitórias, três empates e oito derrotas, 60 golos marcados e 35 sofridos nos 32 jogos oficiais que disputou esta época.

Antes da última vitória diante da Udinese, a equipa de Simone Inzaghi tinha empatado a zero bolas com a Sampdoria. Também empatou com o Monza nos últimos 10 jogos, numa sequência onde perderam com o Empoli mas venceram o rival AC Milan.

Histórico: Italianos em vantagem

FC Porto e Inter reencontra-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões, 18 anos depois. No último duelo, o FC Porto caiu perante o ‘imperador’ Adriano, nesse que foi também o único duelo a eliminar nas taças europeias de futebol entre os dois emblemas, em 2004/05. Depois de 1-1 no Dragão, os italianos ganharam por 3-1 em San Siro, onde pontificou o avançado brasileiro Adriano, com um ‘hat-trick’.

Na época seguinte (2005/06), os dois clubes voltaram a encontrar-se, agora na fase de grupos da Liga dos Campeões. A formação portista, orientada pelo neerlandês Co Adriaanse, venceu em casa por 2-0, graças a um autogolo de Materazzi e um tento do sul-africano Benny McCarthy, mas perdeu em San Siro, em jogo da quarta ronda, por 2-1, com um ‘bis’ do avançado argentino Julio Cruz, no último quarto de hora, depois de um ‘golão’ de Hugo Almeida, de livre direto, aos 16 minutos.

No total de todos os embates com italianos, o FC Porto tem mais derrotas (14) do que vitórias (10), e mais golos sofridos (36) do que marcados (34), mas qualificou-se na maioria das eliminatórias, somando sete apuramentos e quatro ‘quedas’.

Os ‘dragões’ superaram três vezes a Roma (1981/82, 2016/17 e 2018/19), duas a Lazio (2003/04 e na época passada, no ‘play-off’ de acesso aos oitavos de final da Liga Europa) e ainda o AC Milan (1979/80) e o Nápoles (2013/14). No que respeita a eliminações, e além do Inter Milão, elas aconteceram perante Nápoles (1974/75), Sampdoria (1994/95), no desempate por grandes penalidades, e Juventus (2016/17).

Mais dolorosas foram as derrotas que custaram troféus, a primeira face à ‘velha senhora’, de Trapattoni, Platini, Boniek e Paolo Rossi, por 2-1, na final da Taça das Taças de 1983/84, e a segunda por 1-0, na Supertaça Europeia de 2003, decidida a favor do AC Milan pelo ucraniano Andrei Shevchenko.

O que dizem os treinadores

Simone Inzaghi, treinador do Inter de Milão: "São 180 minutos e este é o primeiro ‘round’, em que jogamos diante dos nossos adeptos. Precisamos de correr, de agressividade e determinação, sabendo que o oponente é valioso e tem feito um bom trabalho diante de equipas italianas"

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto: "[O Inter] É uma equipa forte, cheia de grandíssimos jogadores e habituada a testes semanais de elevado nível. Está num dos campeonatos mais competitivos do mundo e só perdeu uma vez em três meses. Sabemos das suas qualidades, mas também das nossas. Estamos habituados a estes palcos. Não nos podemos esquecer de que representamos um clube histórico e não somos virgens nestas andanças. Preparámos este encontro ao pormenor, sempre com uma confiança grande de que vamos dar uma boa resposta."

O árbitro: Jovanovic faz o pleno

O duelo entre Inter Milão e FC Porto será dirigido pelo sérvio Srdjan Jovanovic. Com esta nomeação, Jovanovic vai fazer o pleno com os três ‘grandes’ lusos esta temporada, já que na fase de grupos da ‘Champions’ dirigiu o Sporting-Tottenham (2-0) e o Benfica-Juventus (4-3), além de ter estado na vitória dos ‘encarnados’ sobre o Midtjylland (3-1), na segunda mão da segunda pré-eliminatória da prova ‘milionária’.

Na partida entre FC Porto e Inter Milão, Jovanovic será auxiliado por Uros Stojkovic e Milan Mihajlovic, enquanto o quarto árbitro será Novak Simovic. As funções de videoárbitro (VAR) ficarão a cargo do alemão Bastian Dankert.

O quinto encontro entre FC Porto e Inter Milão está marcado para quarta-feira, pelas 21h00 locais (20h00 em Lisboa), no mítico Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro, em Milão, e conta para a primeira mão dos ‘oitavos’ da ‘Champions’ 2022/23.