O Sporting visita esta terça-feira o sul dos Países Baixos para defrontar o PSV Eindhoven, em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões. Frente a frente estarão os campeões nacionais de Países Baixos e Portugal, e também as duas únicas equipas nas principais ligas europeias que ainda não perderam pontos nas mesmas.
Depois da vitória diante do Lille, os comandados de Rúben Amorim querem dar continuidade ao bom arranque de prova e garantir mais pontos (e milhões) que aproxime os campeões nacionais da qualificação para a fase seguinte da prova.
Pela frente a equipa lusa terá um PSV que perdeu no arranque da 'Champions' e, perante o seu público, quer amealhar os primeiros pontos na competição.
Momento de forma
Os momentos de PSV Eindhoven e Sporting quase que foram tirados a papel químico. Tanto neerlandeses como leões lideram os respetivos campeonatos de forma isolada, tendo por vitórias os sete jogos realizados., isto apesar de ambas terem perdido as respetivas Supertaças no início da época.
Para além de liderarem os dois com 21 pontos, as duas equipas têm ambas 25 golos marcados, sendo que o Sporting tem apenas dois golos sofridos, contra quatro do PSV.
A principal diferença está precisamente na Liga dos Campeões. Com efeito, enquanto que os leões vêm de uma vitória caseira diante do Lille por 2-0, os neerlandeses perderam em Turim diante da Juventus por 3-1.
Os comandados de Rúben Amorim chegam aos Países Baixos depois de vencer tranquilamente o Estoril-Praia na sexta-feira por 0-3, naquele que foi o sexto jogo consecutivo dos campeões nacionais sem sofrer golos.
Já o PSV foi no sábado a Tilburg vencer o Willem II por 0-2, beneficiando da derrota do AZ Alkmaar para aumentar a vantagem na liderança da Eredivise.
Histórico de confrontos
Este será o terceiro encontro entre PSV e Sporting na Europa do futebol. Nesta altura não poderia estar mais equilibrado, já que ambas as equipas somam uma vitória cada. O confronto deu-se na fase de grupos da Liga Europa de 2019/2020.
Primeiro os neerlandeses de Van Bommel venceram os leões de Leonel Pontes em Eindhoven por 3-2, de nada valeram os golos de Bruno Fernandes e Pedro Mendes perante os tentos de Malen, Baumgartl e um auto-golo de Coates.
Contudo a equipa portuguesa teve direito a desforra, batendo, já com Silas aos comandos, o PSV em Alvalade por claros 4-0, graças ao 'bis' de Bruno Fernandes, e aos golos de Luiz Phellype e Mathieu.
O registo do Sporting diante de equipas neerlandesas é positivo, com 12 vitórias, três empates e cinco derrotas em 20 encontros.
O que dizem os treinadores
Peter Bosz, treinador do PSV: "Queremos ganhar, precisamos de ganhar, principalmente depois de termos perdido o primeiro jogo com a Juventus. O Sporting começou bem a Liga dos Campeões. É importante para nós ganhar no nosso estádio"
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Dá para perceber que estamos num patamar diferente. Costumava-se dizer que não chegávamos ao Natal, que não lutávamos pelo campeonato. Acho que já provámos que somos competitivos"
O árbitro
Marco Guida foi o escolhido para arbitrar esta partida. O árbitro transalpino será auxiliado por Ciro Carbone e Giorgio Peretti. A dupla de vídeo-arbitragem será composta por Aleandro Di Paolo e Daniele Chiffi.
É a primeira vez que o juiz de 43 anos dirige um encontro oficial de qualquer uma das equipas. Marco Guida esteve presente em dois jogos de equipas portuguesas; em 2019 apitou a derrota caseira do FC Porto diante do Krasnodar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e dois anos depois, Guida dirigiu o empate a um golo do SC Braga contra o Estrela Vermelha na fase de grupos da Liga Europa.
Comentários