Os potes do sorteio da Liga dos Campeões 2019/2020 estão praticamente definidos, faltando apenas seis equipas para completar os 32 da fase de grupos.

O Benfica já sabe que, à partida, estará no pote 3 mas ainda há fortes hipóteses de subir ao pote 2. Os 'encarnados' precisam que FC Porto ou Ajax não consigam entrar na fase de grupos. Os 'dragões' terão de ultrapassar duas eliminatórias, mas, à partida, terão a tarefa mais facilitada já que entrarão com o estatuto de cabeça-de-série nos sorteios da terceira eliminatória e nos play-offs.

O FC Porto, que chegou aos quartos-de-final esta época, terá de começar desde a terceira pré-eliminatória para tentar entrar na fase de grupos, tal como o Ajax, semi-finalista desta edição e campeão holandês. PSV, Basileia e Olympiacos vão começar na ronda anterior, na segunda pré-eliminatória, para tentar chegar à fase de grupos. Estas três formações poderão ser adversários do FC Porto tanto na terceira pré-eliminatória como no play-off.

O Pote 2 terá equipas poderosas como o Real Madrid, Atlético Madrid, Borussia Dortmund, Nápoles, Shakhtar, Liverpool ou Tottenham, e ainda possivelmente o Lyon (que passou de uma possível pré-eliminatória para entrar diretamente na fase de grupos, mercê da vitória do Chelsea na final da Liga Eurpa).

O Pote 1 está praticamente fechado. Há seis lugares para os campeões das seis ligas europeias com melhor coeficiente na UEFA (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França e Rússia): Barcelona, Manchester City, Bayern Munique, Juventus, PSG e Zenit, e um para o vencedor da Liga Europa, neste caso o Chelsea. Estas sete formações já sabem que serão cabeças-de-série no sorteio. A outra equipa será o vencedor da Liga dos Campeões esta época: Liverpool ou Tottenham.

Regressos e algumas surpresas

A próxima edição da Champions terá alguns emblemas-surpresa. A Atalanta, 4.º colocado em Itália, fará a sua estreia na prova milionária, prova onde nunca marcou presença. Os italianos sabem que estarão no pote 4 do sorteio, onde, por agora, estão confirmados apenas a Atalanta e o Lille, que não estava na fase de grupos desde a época 2012/2013.

No pote 3 há muita incógnita já que há equipas que podem calhar tanto neste pote como no 4. Red Bull Salzburgo da Áustria, hexacampeão austríaco e que não estava na fase de grupos Champions há 11 anos, estarão também no pote 3. A equipa da Red Bull beneficiou do facto de tanto Liverpool como Tottenham, finalistas da Liga dos Campeões, já terem entrado na fase de grupos da prova através da Liga Inglesa. Podem ficar no mesmo grupo dos seus 'irmãos' RB Leipzig, 3.º colocados da Alemanha, que, tal como Lokomotiv Moscovo, Genk e Galatasaray, ainda não sabem se ficarão no pote 3 ou no 4.

Inter Milão, Bayern Leverkusen e Valencia já sabem que estarão no pote 3 do sorteio da Liga dos Campeões.

Milan, United e Arsenal entre os grandes ausentes

Entre ausentes, destaque para o AC Milan, segundo clube com mais troféus da Taça/Liga dos Campeões (sete), que volta a falhar a fase de grupos da prova milionária pela sexta vez consecutiva. Outro emblema a ficar de fora é a AS Roma, que marcou presença na fase de grupos nos últimos cinco anos e que esteve nas meias-finais da prova na edição da temporada passada.

Manchester United e Arsenal, colossos de Inglaterra, também não estarão na Champions, depois de se terem classificado em 6.º e 5.º, respetivamente, na Premier League 2018/2019. Schalke04 e Marselha, 'clientes' habituais na Liga dos Campeões', também ficaram de fora.