O FC Porto fica a conhecer esta sexta-feira o adversário do play-off de acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os "dragões" são cabeças de série no sorteio que será realizado amanhã em Nyon, na Suíça, mas nem por isso livram-se de apanhar alguns adversários de respeito, entre eles o Atlético Bilbao. Além dos bascos, FC Copenhaga da Dinamarca, Lille de França, Besiktas da Turquia e Standard Liége da Bélgica são os outros adversários que podem calhar aos homens de Lopetegui. Nápoles, Bayern Leverkusen, Zenit e Arsenal são os outros cabeças de série.

Entre os possíveis adversários, o Atlético Bilbao é aquele que se apresenta como o mais complicado no plano teórico. Os bascos, 38.º no ranking da UEFA (O FC Porto é 11.º) fizeram uma boa época na temporada passada ao terminarem na quarta posição da Liga Espanhola, batendo a concorrência de clubes como o Valencia. Ausentes da fase de grupos da Champions desde 1998/1999 os homens de Valverde irão tentar chegar a Liga milionária, mesmo depois de perderem Ander Herrera, o “maestro” da equipa que se transferiu para o Manchester United.

Além do Bilbao, há que ter em atenção ao Besiktas. Os turcos reforçaram-se neste verão com Demba Bá, senegalês que deixou o Chelsea e que ontem apontou os três golos na vitória por 3-1 sobre o Feyenoord. O FC Copenhaga também se mostra um desafio interessante para o Fc Porto. Os dinamarqueses não falham a fase de grupos desde 2010/2011 e tem uma equipa recheada de internacionais. O Lille de França, com Kalou, Origi e o cabo-verdiano Ryan Mendes na frente, é um bom conjunto, com jogadores irreverentes, capazes de resolver um jogo a qualquer instante. Já o Standard Liége, apesar da razia que sofreu no plantel, não será "pera doce".

Mais que os adversários, é imperioso o FC Porto garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões pela questão monetária. Os "dragões" investiram muito no plantel desta temporada, de forma a chegar, pelo menos, aos oitavos-de-final da prova, o que garantiria um bom encaixe financeiro.

Os prémios da Champions podem chegar a representar 25 por cento do orçamento dos "dragões". Na temporada passada, mesmo não tendo passado da fase de grupos da Liga dos Campeões e ter sido eliminado nos quartos-de-final da Liga Europa, o FC Porto arrecadou 15,5 milhões de euros. Esta época a presença no play-off dá 2,1 milhões, a entrada nos grupos garante mais 8,6 milhões.

Se passar esta eliminatória, o FC Porto será cabeça-de-serie no sorteio da fase de grupos e irá integrar o pote 1, evitando dessa forma muitos "tubarões" do futebol europeu. Outro dado importante: caso ultrapasse esta fase, o FC Porto passará a ser, a par do Real Madrid, Barcelona e Manchester United o clube com mais presenças na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.