O Barcelona foi até Londres bater o Tottenham por 4-2 e afastar a mini-crise que se instalou no seio do grupo, depois de três jogos consecutivos sem vencer na Liga Espanhola.
A precisar de vencer para afastar a mini-crise que se instalou na equipa, após três jogos sem vencer na Liga Espanhola (empates surpreendentes em casa com Girona e Athletic Bilbao e derrota em casa do Leganés, último da tabela), a equipa de Ernesto Valverde entrou no Estádio de Wembley, casa emprestada do Tottenham determinado em dar a volta por cima.
E mostrou isso logo aos dois minutos quando Jordi Alba assistiu Philippe Coutinho para o 1-0. Ainda havia gente a entrar em Wembley e já a equipa de Mauricio Pochettino estava em desvantagem.
Tudo complicou ainda mais para os 'spurs' aos 28 minutos com o segundo golo, da autoria de Ivan Rakitic, num remate de primeira após assistência de Philippe Coutinho.
A estratégia do argentino Mauricio Pochettino não estava a surtir efeito, até porque chegou ao intervalo a perder por 2-0 e com três jogadores amarelados: Toby Alderweireld, Victor Wanyama e Erik Lamela. O técnico, que foi jogador e treinador dos rivais do Barcelona, o Espanhol, montou uma equipa mais virada para o ataque, com Lamela nas costas de Harry Kane, e com Lucas Moura e Heung-Min Son nas alas. No meio-campo, apenas Harry Winks e Victor Wanyama, com Moussa Cissoko e Erid Dier no banco.
Ao intervalo Pochettino deve ter pedido mais aos seus jogadores, a julgar pela reação logo no início do segundo tempo. Aos 52, Lamela deixou para Harry Kane que reduziu para 1-2. Mas a resposta 'blaugrana' foi letal e pelo seu melhor jogador: Lionel Messi fez o 3-1 aos 56, após passe de Jordi Alba.
E numa segunda parte que estava louca, o Tottenham mostrou que não tinha atirado a 'toalha ao chão' e reduziu por Erik Lamela aos 66, depois de um passe de Heung-Min Son.
Mesmo com menos bola, o Tottenham tentou o empate mas quem viria a marcar foi o Barcelona, outra vez por Messi, aos 90 minutos, após novo passe de Jordi Alba, o terceiro no jogo.
O Barcelona soma seis pontos neste grupo B, os mesmos do Inter Milão que venceu em casa do PSV. Tottenhham e PSV Eindhoven continuam sem pontuar.
De recordar que na primeira jornada, os catalães venceram o PSV da Holanda por 4-0. Depois entraram numa mini-crise em Espanha, onde não venceram os últimos três jogos: empates surpreendentes em casa com Girona e Athletic Bilbao e derrota em casa do Leganés, último da tabela. Apesar disso, é líder da Liga Espanhola, com os mesmos 14 pontos do Real Madrid.
Nas próximas duas rondas deste grupo B da Champions, o Barcelona tem um duplo confronto com o Inter Milão: primeiro no Camp Nou, depois em Itália.
Comentários