Bayern de Munique e Real Madrid, dois gigantes centenários que somam 17 títulos de Liga dos Campeões, defrontam-se esta quarta-feira pela 25ª vez no jogo da primeira-mão da meias-finais da 'Champions', num duelo de titãs desportivos e financeiros.

- 'Rekordmeister' contra 'Rei da Europa' -
O Bayern de Munique, fundado em 1900, e o Real Madrid, nascido dois anos depois, são dois nobres do continente. 12 troféus do principal torneio de clubes do continente europeu estão na história da equipa "merengue", um recorde absoluto, contra cinco da equipa bávara, empatado na terceira posição do pódio com o Liverpool (AC Milan é o segundo com sete).

Ambos também dominam os seus campeonatos nacionais. O Bayern acaba de conquistar a sua 28.ª Bundesliga, mas está atrás das 33 taças de Campeonato Espanhol levantadas pelo Real Madrid.

Se o Real Madrid participou das últimas oito meias-finais da Liga dos Campeões, com três títulos europeus nos últimos quatro anos, o Bayern acumula sete meias-finais em nove temporadas, conquistando o troféu em 2013, após segundos lugares em 2010 e 2012.

- Ações populares -
Segundo a consultoria Deloitte, os dois clubes estão no Top 5 mundial das equipas com maiores receitas.

O Real Madrid, que durante muito tempo esteve na liderança antes de perder o primeiro lugar para o Manchester United, registou 674,6 milhões de euros em 2016-2017, enquanto o Bayern (4º) recebeu 587,8 milhões de euros no mesmo período.

Os dois clubes também têm em comum as suas ações populares: o Real Madrid, assim como outros três clubes espanhóis, pertence a 92 mil sócios que elegem o presidente e votam o orçamento.

Já pelo Bayern, 75% da empresa Bayern pertence à associação Bayern e aos seus 280 mil membros. Adidas, Audi e Allianz dividem o restante das ações em partes iguais (8,33%).

- Mercado local x 'Galáticos' -
No Real Madrid, Florentino Pérez recuperou as contas do clube com uma receita simples: comprar os melhores jogadores do mundo gastando milhões para associá-los a uma constelação de "galáticos"

"Se o Real Madrid tem os melhores jogadores do mundo em cada posição, a receita não será um problema", resumiu o presidente merengue em entrevista à AFP em 2016.

Daí surgiram as contratações de Figo, Zidane, Beckham, Cristiano Ronaldo, Benzema, Bale nas duas passagens como presidente, entre 2000-2006 e pela segunda vez desde 2009.

Por outro lado, o Bayern é menos barulhento e mais prático, apostando em atrair os melhores jogadores da Bundesliga para enfraquecer a concorrência local e se reforçar no âmbito europeu. Os casos mais recentes são o do atacante Sandro Wagner, que chegou na janela de inverno vindo do Hoffenheim, e o médio Leon Goretzka, que vai deixar o Schalke no final da temporada para assinar contrato.

Segundo o site especializado Transfertmarkt, o valor de mercado do plantel do Bayern é de 779 milhões de euros, contra 962,5 milhões do Real Madrid.

- Allianz Arena x Santiago Bernabéu -
A Allianz Arena de Munique (75 000 lugares), construída para o Mundial da Alemanha em 2006, tem menos capacidade do que o Santiago Bernabéu (81 000), inaugurado em 1947 e sede da final do Mundial de Espanha-1982.

Mas ambos são uma mina de ouro para seus respectivos donos.

Assim, o Bayern conseguiu devolver em apenas nove anos e meio o valor total de 346 milhões de euros financiados para a construção do estádio com estilo futurista. O empréstimo tinha validade para 25 anos.

Do lado "merengue", o Bernabéu é também um museu, centro de lazer e sala de espetáculos.

O presidente Pérez quer acrescentar ao estádio um teto retrátil e novos espaços, como um shopping e até um hotel. As obras de aproximadamente 400 milhões de euros estão perto de começar.