Benfica e Sporting de Braga vão disputar na terça-feira jogos decisivos para a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, um dia antes de o FC Porto, já apurado, receber o Dínamo de Zagreb.

Na quinta jornada da principal competição europeia de clubes, a formação lisboeta vai receber os escoceses do Celtic, em jogo do Grupo G, enquanto os bracarenses vão jogar no terreno dos romenos do Cluj, agora treinado pelo português Paulo Sérgio, para o Grupo H.

As duas equipas estão praticamente obrigadas a vencer para ambicionar o apuramento para os “oitavos” e acompanhar o FC Porto, o Málaga e o Manchester United, os únicos emblemas que até agora já garantiram a continuidade na prova.

Depois de ter eliminado o Moreirense da Taça de Portugal (2-0), o Benfica, já com o “capitão” Luisão, vai procurar repetir o triunfo obtido na receção aos russos do Spartak de Moscovo (2-0), na quarta ronda da “champions”, para igualar pontualmente com o Celtic e remeter a decisão para a última jornada.

Mesmo que a formação comandada por Jorge Jesus vença os “católicos” escoceses, que receberam e venceram o “Barça” (2-1) na quarta jornada, o destino “encarnado” só ficará traçado a 05 de dezembro, quando o Benfica jogar no terreno do todo-poderoso FC Barcelona e o Celtic receber o Spartak de Moscovo, que ainda não está afastado da “luta”.

O Sporting de Braga, após duas inglórias exibições frente aos ingleses do Manchester United, joga a continuidade na Liga dos Campeões frente ao Cluj, segundo classificado da “poule” com os mesmos quatro pontos do Galatasaray, menos um do que os bracarenses.

No entanto, um eventual abrandamento dos “red devils”, que já estão nos “oitavos”, pode complicar as contas dos minhotos, uma vez que os britânicos vão jogar, precisamente, com os adversários diretos Galatasaray, na terça-feira, e Cluj, na última jornada.

A equipa comandada por José Peseiro, que chegou aos oitavos de final da Taça de Portugal ao eliminar o Pampilhosa (3-1), terá de se redimir do desaire caseiro frente aos romenos (2-0) na primeira jornada.

Também na terça-feira, Bayern de Munique e Valência vão decidir entre si a liderança do Grupo F, no Estádio Mestalla, enquanto os bielorrussos do BATE Borisov procuram aproximar-se da dianteira da “poule” na receção aos franceses do Lille, que somam quatro derrotas nos quatro jogos disputados.

Outro jogo “grande” vai ser disputado em Turim, onde a Juventus, terceira classificada do Grupo E, vai receber o líder Chelsea, campeão em título, ao mesmo tempo que os ucranianos do Shakhtar Donetsk procuram confirmar a sua candidatura aos “oitavos” no recinto dos dinamarqueses do Nordsjaelland.

Na quarta-feira, o bicampeão FC Porto vai procurar confirmar a liderança no Grupo A na receção aos campeões croatas, que ainda não pontuaram na prova, enquanto os franceses do Paris Saint-Germain tentam selar a qualificação para os “oitavos” em Kiev, frente ao Dínamo local, de Miguel Veloso.

No Grupo D, o Real Madrid, de José Mourinho, vai tentar selar a qualificação para a fase a eliminar no recinto do campeão inglês, Manchester City, que está praticamente remetido a lutar pela “descida” para a Liga Europa com os holandeses do Ajax, que recebem os alemães do Borussia de Dortmund.

O Olympiacos, de Leonardo Jardim, vai tentar intrometer-se nos lugares cimeiros do agrupamento B na visitar ao Schalke04, enquanto o Arsenal terá de confirmar o favoritismo na receção em Londres aos franceses do Montpellier.

Com o já apurado Málaga, os italianos do AC Milan defendem o segundo lugar em Bruxelas diante do Anderlecht, enquanto os russos do Zenit de São Petersburgo visitam a equipa de Eliseu e Duda.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.