Decorridas que estão cinco jornadas da Liga dos Campeões, o Benfica é o único cabeça de série que não seguirá em frente na prova. Acrescendo o facto de ficar mesmo fora das competições europeias.

A derrota desta quarta-feira frente ao Zenit por 1-0, e a vitória do Mónaco diante do Bayer Leverkusen também por 1-0, fez com o que os encarnados estejam nesta altura no último lugar do Grupo C e de onde não sairão.

O clube da Luz é, desta forma, a única formação na Europa que não conseguiu defender o estatuto de cabeça de série concedido às equipas que integraram o sorteio no Pote 1.

Todas as restantes já garantiram o apuramento para os oitavos de final a uma jornada do fim da prova. São elas: Real Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Chelsea, Atlético de Madrid, Arsenal e FC Porto.

Em cinco jogos, os encarnados somaram uma vitória (Mónaco), um empate (Mónaco) e três derrotas (Bayer Leverkusen e Zenit nos dois jogos). No dia 9 de dezembro, a equipa de Jorge Jesus fecha a sua participação europeia em casa diante dos alemães do Bayer Leverkusen, num jogo que servirá apenas para cumprir calendário.

A última vez que a formação da Luz havia deixado tão prematuramente as competições europeias foi em 2008. Desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico da equipa esta é a sua pior prestação na Europa, depois de nos dois últimos anos ter conseguido levar os seus jogadores a duas finais da Liga Europa, contra Chelsea e Sevilha, respetivamente.