Olhos nos olhos com o Barcelona e um ouvido atento ao que se vai passar no Celtic-Spartak Moscovo. Será assim o jogo do Benfica com os catalães, esta quarta-feira (19h45), na sexta e última jornada do grupo G da Champions.
Com sete pontos em cinco jogos, os encarnados vão decidir com o Celtic quem acompanha o Barcelona para os oitavos de final da ‘liga milionária’. Aos encarnados basta fazer o mesmo resultado que os escoceses para seguir em frente. Porém, isso pode significar a necessidade de vencer o Barcelona em pleno Camp Nou, algo que nenhuma equipa consegue desde 20 de outubro de 2009. Os russos do Rubin Kazan foram o “autor” da proeza.
Se o feito já é difícil, a história também não ajuda ao otimismo encarnado. Já lá vão 30 anos desde o último triunfo do Benfica sobre uma equipa espanhola. Em 1982/83, os encarnados derrotaram o Bétis nos dois jogos da eliminatória na Taça UEFA, conseguindo então a sua única vitória em solo hispânico. Consequentemente, o saldo é francamente negativo: uma vitória, um empate e sete derrotas.
Paralelamente, o Barcelona costuma dar-se bem com as equipas portuguesas. À exceção da final da Taça dos Campeões Europeus perdida em 1961, precisamente para o Benfica, os ‘blaugrana’ não costumam perdoar. Prova disso são os dez triunfos nas últimas dez receções a formações lusas.
Por todos estes fatores, e ainda os nomes de Messi, Iniesta e Xavi, entre outros, ao Benfica resta pouco menos que um “milagre”. No entanto, a fé na vitória encarnada pode também não ser necessária. Caso o Celtic surpreenda ao não ganhar em Glasgow ao Spartak Moscovo, o Benfica poderá contentar-se com um empate ou mesmo uma derrota.
O jogo Barcelona – Benfica está agendado para as 19h45 desta quarta-feira. Tem a palavra o Benfica… e o Celtic.