O Benfica tem pouco por onde escolher no sorteio dos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões em futebol, segunda-feira, ao contrário do trio luso que vai conhecer a sua sorte nos 16avos de final da Liga Europa.

Segundo classificado do seu grupo, atrás do Atlético de Madrid, e, desta forma, sem estatuto de cabeça de série, o clube da Luz só tem duas hipóteses de não apanhar um ‘tubarão’, se lhe calhar os russos do Zenit ou os alemães do Wolfsburgo.

Por seu lado, FC Porto e Sporting de Braga, que são cabeças de série, e Sporting têm muitas opções ‘agradáveis’, sendo que os oponentes teoricamente mais temíveis que lhes podem sair estão, mais ou menos, ao nível dos dois únicos adversários ‘possíveis’ de ultrapassar pelos bicampeões nacionais.

No pote ‘errado’ do sorteio dos ‘oitavos’ da ‘Champions’, por culpa de um desaire a fechar na receção ao Atlético de Madrid (1-2), o Benfica pode apanhar com as melhores equipas da Europa, nomeadamente o campeão europeu e espanhol em título FC Barcelona, o Bayern Munique e o Real Madrid.

Além deste trio, do Zenit, do Wolfsburgo e do Atlético de Madrid, que não pode sair ao Benfica, o lote de cabeças se série inclui ainda os dois últimos campeões ingleses, o Manchester City e o Chelsea, de José Mourinho, que ‘arrumou’ o FC Porto.

O Benfica enfrentará, assim, os ‘oitavos’ sempre como ‘outsider’, numa eliminatória que abrirá na Luz, a 16, 17, 23 ou 24 de fevereiro de 2016, e fechará em reduto alheio, a 08, 09, 15 ou 16 de março.

A formação ‘encarnada’, que ultrapassou a fase de grupos pela quarta vez, em 11 presenças, nunca caiu nos ‘oitavos’, que só disputou em duas ocasiões: afastou o então campeão em título Liverpool (1-0 em casa e 2-0 fora, em 2005/06) e o Zenit St. Petersburgo (2-3 fora e 2-0 em casa, em 2011/12).