O Benfica vai disputar, pela segunda época seguida, duas eliminatórias para entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Os Encarnados voltaram a terminar a I Liga no terceiro posto, agora atrás do Sporting e do campeão FC Porto, pelo que terá de lutar para acompanhar Leões e Dragões na fase de grupos da liga milionária.
Com a maior parte dos campeonato europeus já definidos, já é possível traçar cenários sobre aquilo que o Benfica poderá encontrar na eliminatórias que tem pela frente na Champions.
As Águias serão cabeças de série no sorteio, pelo que, para já, já tem dois possíveis adversários: os belgas do Union St. Gilloise e os austríacos do Sturn Graz.
Neste momento, o Benfica já sabe que não irá medir forças com o Dínamo Kiev (entra na segunda pré-eliminatória) e o Rangers, equipa que poderá entrar diretamente na fase de grupos se vencer a final da Liga Europa diante do Eintracht Frankfurt.
O PSV Eindhoven, equipa que o Benfica eliminou no play-off na época passada, poderá voltar a ser adversário das Águias, caso não confirme o estatudo de cabeça de série. A formação orientada ainda por Roger Schmidt (próximo treinador do Benfica) terá de esperar para ver quem será o 3º colocado da Liga Francesa (Marselha, atual detentor da posição, ou Mónaco, que segue na frente), se o Rangers vence ou não a Liga Europa e ainda sobre quem termina no segundo lugar na Dinamarca (Midtjylland segue atrás do Copenhaga).
Se passar a sua primeira eliminatória, o Benfica entra no play-off de onde sairão as últimas equipas que farão parte da fase de grupos da Champions 2021/22.
Situação atual
Cabeças de série:
Benfica (61.000 de coeficiente)
Rangers (49.250)
Dínamo Kiev (44.000) - ou Vencedor do embate da segunda pré-eliminatória que os ucranianos vão disputar
Por definir:
PSV Eindhoven (33.000)
Marselha (44.000) /Mónaco (26.000) – Terceiro classificado da Ligue francesa
Midtjylland (19.000)/Copenhaga (40.500) – Vencedor da segunda pré-eliminatória com o vice-campeão dinamarquês
Não cabeças de série:
Sturm Graz (7.770)
Union St. Gilloise (6.120).
Comentários