O Benfica recebeu perto de 20 milhões de euros (ME) e o FC Porto ultrapassou os 12 ME em prémios da UEFA pelas participações na Liga dos Campeões de futebol da época passada, informou hoje o organismo europeu.
De acordo com a informação publicada na página oficial da UEFA na Internet, o Benfica encaixou 19,757 ME e o FC Porto 12,394 milhões, uma diferença de quase 7,5 ME que se explica principalmente pelo diferente desempenho das duas equipas portuguesas na prova.
Os lisboetas atingiram os quartos de final, nos quais foram eliminados pelo Chelsea, vencedor da competição e o maior beneficiado pelos prémios da UEFA (59,935 ME), enquanto os portuenses ficaram-se pela fase de grupos.
Ao valor fixo de participação e por cada jogo disputado na “Champions” (3,9 e 3,3 ME, respetivamente), igual para as duas equipas, o Benfica somou mais 3,6 ME pelos resultados obtidos no grupo C, que ganhou com três vitórias e três empates, além dos prémios pela qualificação para os 16 avos de final (três ME) e para os “quartos” (3,3 ME).
O FC Porto teve um desempenho pior no grupo G, falhando o apuramento para a fase a eliminar ao terminar no terceiro lugar, com duas vitórias e igual número de empates e derrotas, que lhe renderam 2,4 ME em prémios da UEFA.
O bicampeão nacional apenas superou o “rival” lisboeta em matéria de valores referentes aos direitos televisivos, tendo recebido da UEFA 2,794 ME contra 2,657 ME dos “encarnados”.
O Chelsea, que venceu o Bayern de Munique na final, foi a equipa que encaixou mais dinheiro em prémios de participação e desempenho, com um total de 59,935 ME, nove milhões dos quais referentes ao triunfo no jogo decisivo, em Munique, à frente dos alemães, que receberam 41,730 ME.