A Carris informou hoje que 10 carreiras vão sofrer alterações no sábado devido à final da Liga dos Campeões, sendo duas suspensas, enquanto o Metro de Lisboa espera perturbações que levarão ao não efetuar de paragens em algumas estações.
Em comunicado, a Carris anunciou que “face aos cortes de circulação em algumas artérias, nomeadamente Rossio, Praça da Figueira, Avenida Infante D. Henrique, Avenida da Índia e Rua Marquês de Fronteira, diversas carreiras irão sofrer alterações nos seus trajetos”, com ênfase particular em 10.
Desta forma, vão ser afetadas a partir das 09:00 as carreiras 15E entre a Praça da Figueira e Algés, a 711 entre o Alto da Damaia e o Terreiro do Paço, a 714 entre a Praça da Figueira e a Outurela, a 728 da Portela ao Restelo, a 732 do Marquês de Pombal a Caselas, a 736 entre o Cais do Sodré e Odivelas, a 742 desde a Ajuda ao bairro Madre de Deus, a 759 dos Restauradores à Estação do Oriente, a 760 de Gomes Freire ao Cemitério da Ajuda e o serviço Aerobus, ficando impedidas de circular a 12E e a 737, ambas partindo da praça da Figueira.
No caso do Metro, a partir das 14h00 a maior afluência de passageiros previstas deverá “originar alterações no serviço normal, podendo, nomeadamente, alguns comboios não pararem em algumas estações”.
Durante o dia de hoje, a PSP já havia anunciado que o Metro de Lisboa vai intensificar o serviço para transportar cerca de 14.000 pessoas por hora no sábado, tendo em vista a final da Liga dos Campeões, aconselhando os adeptos a viajarem nos transportes públicos.
Numa nota com os condicionamentos ao trânsito nas imediações do Estádio da Luz, a PSP destaca que também a rodoviária Carris vai ter um reforço com carreiras “expresso”, sem paragens entre o Rossio e São Domingos de Benfica, entre as 15:00 e as 19:00.
O Metro de Lisboa informou hoje à tarde à Lusa que está “a trabalhar no sentido de poder realizar no sábado, a partir das 15:30, no troço urbano da Linha Azul, uma oferta idêntica à dos dias úteis”.
No sábado haverá um reforço nas estações onde se prevê maior afluência de clientes, “em termos de colaboradores do Metro de Lisboa e vigilantes”.
A empresa tinha já referido que no dia do jogo irá ter composições de seis carruagens nas linhas Azul, Amarela e Vermelha, em vez das habituais composições de três carruagens que costuma ter em circulação aos sábados.