O FC Porto é o único clube que terminou no segundo lugar do seu grupo na fase de grupos da Liga dos Campeões a marcar presença nos quartos de final da prova.

De resto, o grupo dos portistas é o único a ter os dois apurados ainda em prova, com o Manchester City, que terminou no primeiro posto, também a seguir em frente.

Os seis restantes apurados terminaram no primeiro lugar dos respetivos grupos, mas um dos grupos ficou já sem qualquer representação: Juventus e Barcelona, apurados no grupo G, foram eliminados por FC Porto e Paris Saint-Germain nos 'oitavos'.

A Premier League domina os 'quartos', com três representantes (Manchester City, Liverpool e Chelsea), seguida da Bundesliga, com dois (Bayern e Dortmund). Espanha (Real Madrid), Portugal (FC Porto) e França (PSG) têm um representante cada.

Os oitavos de final revelaram-se terríveis para espanhóis e italianos: a La Liga passou de quatro para apenas uma equipa em prova, enquanto que a Serie A ficou sem qualquer representante, com a eliminação de Juventus, Lazio e Atalanta.

*Artigo originalmente publicado a 17/03