A Associação dos Jornalistas de Desporto (CNID) recomenda aos jornalistas que tapem a publicidade dos coletes que podem vir a ter de usar para cobrir competições organizadas pela UEFA e pela Liga de clubes de futebol.
Para a nova época, a Liga pretende que se passe a utilizar coletes para cada competição por si organizada e onde constam menções publicitárias, o que já foi contestado pelo Sindicato dos Jornalistas e pela CNID.
Ora, enquanto decorrem as negociações entre os representantes dos jornalistas e a Liga para retirar as menções publicitárias dos coletes, “verificou-se que a UEFA seguiu o mesmo caminho no encontro disputado na terça-feira em Lisboa, entre o Sporting Clube de Portugal e o CSKA de Moscovo”.
“Recomendamos aos profissionais da fotografia, rádio e televisão que tapem, igualmente, a respetiva publicidade por nos parecer que a UEFA deverá respeitar as leis dos países onde têm lugar as suas competições”, afirma o presidente da CNID, António Florêncio, num comunicado divulgado hoje.
A associação informou já a Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS), de que é sócio e representante em Portugal, e pediu esclarecimentos à UEFA.
Os coletes distribuídos pela LPFP para as provas da época 2015/16 integram logótipos dos patrocinadores que, segundo o Sindicato dos Jornalistas, é “incompatível, de acordo com os estatutos e com o exercício da atividade de jornalista”.
Até à resolução da questão, o Sindicato dos Jornalistas recomenda aos profissionais fotojornalistas ou jornalistas de pista o uso dos denominados coletes únicos, identificáveis apenas com um número.
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