O Benfica ficou inserido no grupo C, juntamente com o Zenit de Villas-Boas, Bayer Leverkusen da Alemanha e Mónaco de Leonardo Jardim. Um grupo muito complicado para os "encarnados". Os adeptos do Benfica irão ter a oportunidade de ver Witsel, Garay e Javi Garcia em ação na Luz, eles que já passaram pelo Benfica.

O FC Porto teve mais sorte e irá defrontar o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, o Athletic Bilbao e o BATE Borisov da Bielorrúsia no Grupo H. Os azuis-e-brancos terão uma viagem complicada a Ucrânia devido a instabilidade política no país. O Athletic Bilbao também será um adversário complicado.

O Sporting de Marco Silva também não se pode queixar do sorteio. Ficou inserido no grupo G, juntamente com o Chelsea de Mourinho, o Schalke 04 e os eslovenos do Maribor.

Benfica num grupo equlibrado

Benfica com grupo equilibrado, Sporting com sorte e FC Porto olha para o primeiro lugar.

No grupo C, o Benfica vai reencontrar o Zenit (Rússia) de André Villas-Boas, o Monaco (França), de Leonardo Jardim e o Bayer Leverkusen (Alemanha), num grupo que não tem grandes nomes mas será muito equilibrado.

Não há uma equipa claramente mais fraca, num grupo onde todos podem lutar pelo primeiro lugar. Curioso é o facto de neste grupo se encontrarem três treinadores portugueses num total de seis técnicos lusos presentes na edição 2014/15 da liga milionária. Jorge Jesus, com o plantel ainda bastante indefinido, terá pela frente um grande desafio, onde as boas memórias vêm do Bayer Leverkusen, equipa que defrontou e eliminou, em 2013/14, nos quartos-de-final da Liga Europa.

Sporting pode sonhar com passagem aos "oitavos"

O Sporting regressa à liga milionária cinco anos depois da sua última presença e terá pela frente o Chelsea (Inglaterra) de José Mourinho, o Schalke 04 (Alemanha) e o Maribor (Eslovénia). Os “blues” são claramente os favoritos do grupo, sendo que os “leões” lutarão pelo segundo lugar com os germânicos. O Maribor, o clube com menos experiência nestas andanças, será teoricamente o “outsider” desta “poule”.

De realçar o regresso de Zahovic a Portugal, depois de ter passado pelos rivais Benfica e FC Porto enquanto jogador, ele que também representou o V. Guimarães. Marco Silva poderá ter boas perspetivas para a sua estreia na “Champions” depois de, no ano passado, ter feito uma boa campanha na Liga Europa com o Estoril. Os “verdes e brancos” terão, deste modo, boas hipóteses de repetir a passagem aos oitavos de final conseguida em 2009.

Grupo acessível do FC Porto pode levar a excessos de confiança

FC Porto, na poule H, terá pela frente um grupo onde o primeiro lugar é uma hipótese bastante viável. A grande curiosidade é mesmo o regresso de Julen Lopetegui ao País Basco, sua terra natal. Com adversários como Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Athletic Bilbao (Espanha) e BATE Borisov (Bielorrússia) o cansaço provocado pelas deslocações parece ser mesmo o maior problema que os “dragões” terão de enfrentar.

Os “azuis e brancos” reforçaram-se com grandes jogadores e, depois do sorteio, aumentam as expectativas de uma passagem aos oitavos-de-final. O ambiente infernal criado pelos adeptos ucranianos, a qualidade de jogo do conjunto espanhol e o fator surpresa de um clube quase desconhecido como é o BATE Borisov são elementos que podem baralhar as contas de um FC Porto excessivamente confiante.

*artigo atualizado às 18h20

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.