Em ano em que se estreia o novo formato, esta fase de Liga da Champions tem sido marcada pela emoção. Muitos dos ditos favoritos à vitória final não se têm conseguido impor nas quatro partidas já realizadas. Há equipas habituadas a marcar presença nas fases decisivas, e que neste momento estariam eliminadas da prova milionária.

Finalizada a primeira metade da fase de Liga, o Liverpool lidera, ao ser a única equipa que soma só por vitórias os quatros jogos na competição; seguem-se Sporting, Mónaco, Brest e Inter, com três vitórias e um empate.

O equilíbrio na zona intermédia na tabela ainda mostra que há ainda uma grande indefinição em relação ao que poderá ser a classificação final.

Falando do caso português, os verdes e brancos ocupam o segundo lugar, e contam com nove golos marcados, dois sofridos, e teriam neste momento os oitavos de final garantidos. O Benfica, na 19.ª posição, encontra-se dentro dos lugares de playoff, que abrangem as equipas que fiquem classificados até ao 24.º lugar, em 36 posições possíveis.

# Equipa P J
1 Liverpool 12 4
2 Sporting CP 10 4
3 Monaco 10 4
4 Brest 10 4
5 Inter 10 4
6 Barcelona 9 4
Mais sobre UEFA Champions League

O Benfica mediria forças neste momento, caso esta fosse a classificação final dos encarnados, contra o 13.º ou 14.º da fase de liga. Nos oitavos, os dois primeiros classificados - o Sporting é neste momento vice-líder - irão defrontar os dois vencedores dos playoffs com pior classificação da fase de Liga. O objetivo é premiar as equipas mais bem classificadas na fase de liga, dando-lhes em teoria um caminho mais fácil.

As equipas que, para já, têm acesso direto à fase a eliminar são oito: Duas inglesas (Liverpool e Aston Villa), Duas francesas (Brest e Mónaco), uma espanhola (Barcelona), uma alemã (Dortmund), uma italiana (Inter) e uma portuguesa (Sporting).

O campeão europeu Real Madrid está apenas no 18.º lugar da tabela, um lugar acima do Benfica, e conta também com o mesmo registo em jogos: Duas vitórias e duas derrotas. Emblemas como o Atlético de Madrid e PSG, habituados às fases também mais adiantadas da competição milionária, ocupam a 24.ª e 25.ª posições, e os franceses estariam neste momento eliminados.

As equipas mais mal classificadas e que não continuariam em prova são para além dos parisienses, o Sparta Praga (26.º), Estugarda (27.º), Shakhtar (28.º), Girona (29.º), Salzburgo (30.º), Bologna (31.º), Leipzig (32.º), Sturm Graz (33.º), Young Boys (34.º), Estrela Vermelha (35.º) e Slovan Bratislava, que é o lanterna vermelha da fase de Liga (36.º)

Depois de ser goleado frente ao Sporting, o Manchester City, vencedor da Champions em 22/23, estaria fora do acesso direto, no 10.º lugar, somando os mesmos pontos que Juventus e Arsenal, sete.

O Liverpool é, para já, o único colosso que está a confirmar as expetativas, com quatro vitórias, 10 golos marcados e apenas um sofrido. Só os 'reds' conseguem bater até ao momento o que o Sporting está a fazer na fase de Liga.