Prevê-se uma missão muito complicada para os encarnados. Nos seis confrontos com equipas portuguesas, a equipa forasteira averbou apenas uma derrota. Precisamente contra o Benfica na antiga Taça dos Campeões, em 1963/64, saindo derrotado por 2-1 na Luz. Na Alemanha, o Dortmund goleou os encarnados por 5-0 e os encarnados acabaram eliminados na prova.

Já este ano, o Dortmund impôs-se na fase de grupos ao Sporting nos dois jogos. No Westfalenstadion, os 'black and yellows' venceram o Sporting por 1-0. Em Alvalade também levaram a melhor, batendo a equipa de Jorge Jesus por 2-1.

No ano passado, em 2015/2016, também o FC Porto somou duas derrotas frente à equipa de Thomas Tuchel. 2-0 foi o resultado na Alemanha. No estádio do Dragão, o conjunto azul-e-branco acabou derrotado por 1-0.

A principal característica do Dortmund é a velocidade dos seus executantes. A principal referência é o avançado do Gabão Aubameyang. O dianteiro já leva quatro golos nesta edição da Liga dos Campeões.

O Benfica vai ter tentar assim quebrar com a tradição e levar a melhor sobre os alemães. No adversário dos encarnados alinha também o português Raphael Guerreiro.

Já em relação a embates frente a equipas germânicas, o Benfica em 17 eliminatórias caiu em 9 ocasiões e venceu em 8.

Nos oitavos de final da edição 16/17 da Liga dos Campeões, Benfica e FC Porto começam em casa, a 14, 15, 21 ou 22 de fevereiro de 2017, e jogam a fora na segunda mão, a 7, 8, 14 ou 15 de março.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.