O Zenit São Petersburgo não foi esta tarde além de um empate (1-1) na receção ao Atlético de Madrid, em jogo da quinta jornada do grupo G da Champions, e deixou assim o FC Porto a sonhar com a passagem aos oitavos de final da prova.

Com este deslize dos russos, o campeão nacional fica a depender apenas de si próprio para seguir em frente, precisando para tal de vencer o jogo de hoje com o Áustria Viena e a partida da derradeira jornada com os colchoneros.

Nem contra um Atlético de Madrid já apurado e a jogar com a segunda linha o Zenit conseguiu vencer. Aliás, a equipa de Hulk, que hoje alinhou sem os portugueses Neto e Danny, até esteve a perder e só um tremendo erro do guardião Courtois acabou por evitar o desaire.

Diego Simeone trazia a lição bem estudada para o jogo em São Petersburgo e não teve problemas em conceder a iniciativa de jogo à formação de Luciano Spalletti, que acumulou mais posse de bola e mais remates. Afinal, a pressão estava toda do lado russo.

No entanto, os colchoneros até lançaram algumas ameaças na primeira parte à baliza de Lodigin, faltando apenas a eficácia habitualmente a cargo de Diego Costa. Sem o brasileiro coube a Adrian Lopez fazer a diferença. Depois de um primeiro tempo desinteressante e mal jogado, o extremo espanhol fugiu pelo flanco esquerdo e não falou isolado perante o guardião russo, quando estavam cumpridos 53 minutos.

Em desvantagem no marcador, o Zenit acusou o golo e lançou-se com coração, mas sem cabeça, em busca do empate. A solidez espanhola "chegava e sobrava para as encomendas" e o tempo esvaziou a reação russa. Começou a perceber-se que só um erro espanhol poderia ajudar o Zenit.

Ato contínuo, um autogolo de Alderweireld deu o empate, num lance insólito. O lateral do Atlético tentou cortar o cruzamento de Smolnikov e a bola acabou por seguir para a baliza, enganando Courtois, que julgava que a bola sairia pela linha de fundo. 

O tento do empate russo ainda deu alguma esperança a Spalletti, mas a sua equipa nunca mostrou qualidade suficiente para desmontar a organização colchonera. O Atlético de Madrid segue assim invicto na 'liga milionária', com 13 pontos em cinco jogos, enquanto o Zenit ocupa ainda o segundo lugar, com seis pontos, mas ao alcance do FC Porto, caso os dragões vençam o Áustria Viena esta noite. Há espaço para o FC Porto sonhar.