Os Dragões começam, a partir das 19h45, a sua 19.ª participação na Liga dos Campeões, em casa, frente aos bielorrussos do BATE Borisov, em jogo do Grupo H.

Os azuis e brancos nunca defrontaram um clube da Bielorrússia e querem começar a vencer para deixar para trás o 'fantasma caseiro' da época passada na Champions. Recorde-se que o FC Porto de Paulo Fonseca não conseguiu vencer qualquer um dos três jogos realizados no Dragão . Perdeu dois (Zenit e Atlético de Madrid) e empatou o outro (Áustria de Viena), terminando o grupo no terceiro posto, sendo relegado para a Liga Europa, onde seria eliminado pelo Sevilla, que acabaria por vencer a prova.

Os dois duelos anteriores do BATE Borisov frente a equipas portuguesas, ambos na Liga Europa, resultaram finais bastante diferentes. Na fase de grupos de 2009/10, perdeu por 2-0 no terreno do Benfica e por 2-1 em casa. No "play-off" do ano seguinte, venceu no terreno do Marítimo por 2-1, antes de golear os insulares em casa por 3-0.

Recorde-se que os bielorrussos estão na fase de grupos pela quarta vez.

Na estreia de Aleksandr Yermakovich como treinador nas competições europeias, o BATE derrotou o KS Skënderbeu na segunda pré-eliminatória graças a um golo de Anri Khagush num empate fora 1-1, depois de uma primeira mão sem golos.

Depois, no play-off, deu a volta a um desaire fora de casa por 1-0 e esteve em desvantagem perante o seu público antes de derrotar o Debreceni VSC por 3-1, graças a golos de Aleksandr Volodko, Vitali Rodionov e Sergei Krivets.