Benfica e FC Porto, que vencerem os respetivos grupos e são cabeças de série nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, têm no Liverpool o adversário comum que não querem apanhar no sorteio de segunda-feira.

Os ‘reds’, de Diogo Jota e Fábio Carvalho, afastaram os ‘azuis e brancos’ nos ‘oitavos’ de 2017/18 e nos ‘quartos’ da temporada seguinte, e superaram os ‘encarnados’ nos quartos de final da época passada, nas três ocasiões com vitórias claras em solo luso.

Além dos vice-campeões europeus e ingleses em título, os portistas também não vão querer, certamente, encontrar o Paris Saint-Germain, de Nuno Mendes, Vitinha e Danilo Pereira, que os ‘encarnados’ suplantaram na fase de grupos.

Os confrontos diretos terminaram ambos com igualdades a um golo, sempre com os parisienses a marcar primeiro, mas, no final das contas do Grupo H, o Benfica acabou à frente do PSG, no desempate pelos golos marcados fora, retirando aos gauleses do lote dos cabeças de série do sorteio.

A formação parisiense não se pode cruzar nos ‘oitavos’ com o ‘onze’ do alemão Roger Schmidt, que, por seu lado, veria com muito ‘bons olhos’ que lhe calhasse o Club Brugge, segundo do Grupo B, conquistado pelos portistas.

Quanto a adversários comuns, e além do Liverpool, destaque para os dois primeiros da última edição da Serie A, o campeão em título AC Milan, de Rafael Leão, e o ‘vice’ Inter de Milão.

As outras três hipóteses são todas provenientes da Bundesliga, o Borussia Dortmund, de Raphaël Guerreiro, o Leipzig, de André Silva, e o Eintracht Frankfurt, ‘carrasco’ do Sporting, ao vencer em Alvalade por 2-1 na sexta ronda da fase de grupos.

Como cabeças de série, Benfica e FC Porto já garantiram que se ‘desviam’ de muitos ‘tubarões’, nomeadamente do campeão alemão Bayern Munique, única equipa que venceu os seis jogos da fase de grupos, e do detentor do título inglês Manchester City, dos ex-benfiquistas Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo.

Fora da ‘rota’ dos clubes lusos estão também o campeão europeu e espanhol em título Real Madrid, os londrinos do Chelsea e do Tottenham e o Nápoles, de Mário Rui, que lidera a Serie A italiana, em busca de um título que só conquistou quando teve no seu plantel Diego Armando Maradona (1986/87 e 1989/90).

Além de não poderem defrontar os restantes cabeças de série, Benfica e FC Porto já sabem que vão jogar a segunda mão das respetivas eliminatórias em Portugal.

O sorteio dos oitavos de final da ‘Champions’ está marcado para segunda-feira, em Nyon, na Suíça, pelas 12:00 locais (11:00 em Lisboa), e os jogos estão marcados para 14, 15, 21 e 22 de fevereiro (primeira mão) e 07, 08, 14 e 15 de março (segunda).

Possíveis adversários do FC Porto

Liverpool (2.º do Grupo A)
Inter Milão (2.º do Grupo C)
Eintracht Franfurt (2.º do Grupo D)
AC Milan (2.º do Grupo E)
RB Leipzig (2.º do Grupo F)
Borussia Dortmund (2.º do Grupo G)
PSG (2.º do Grupo H)

Possíveis adversários do Benfica

Liverpool (2.º do Grupo A)
Club Brugge (2.º do Grupo B)
Inter Milão (2.º do Grupo C)
Eintracht Franfurt (2.º do Grupo D)
AC Milan (2.º do Grupo E)
RB Leipzig (2.º do Grupo F)
Borussia Dortmund (2.º do Grupo G)

Equipas relegadas para a Liga Europa

Ajax (Grupo A)
Bayer Leverkusen (Grupo B)
Barcelona (Grupo C)
Sporting (Grupo D)
RB Salzburgo (Grupo E)
Shakhtar Donetsk (Grupo F)
Sevilha (Grupo G)
Juventus (Grupo H)

Equipas afastadas das provas da UEFA

Rangers (Grupo A)
Atlético Madrid (Grupo B)
Viktoria Plzen (Grupo C)
Marselha (Grupo D)
Dínamo Zagreb (Grupo E)
Celtic (Grupo F)
Copenhaga (Grupo G)
Maccabi Haifa (Grupo H)

*Artigo atualizado

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.