O Barcelona somou esta terça-feira o segundo triunfo na presente edição da Liga dos Campeões, ao "sobreviver" ao "infernal" Celtic Park. Um golo solitário de Cesc Fàbregas garantiu os três pontos e a vingança do desaire sofrido pelos catalães na época anterior.

Sem Lionel Messi, que falhou o jogo devido a lesão, o técnico do Barcelona, Gerardo Martino, apostou no brasileiro Neymar para fazer a diferença diante dos escoceses, num ataque que contava ainda com Fabregas e Pedro Rodriguez.

Porém, os catalães raramente conseguiram desmontar a 'teia' bem montada por Neil Lennon, que colocou o Celtic a roubar os espaços ao colosso espanhol, concedendo a posse de bola sem esta ser sinónimo de perigo.

Assim, a primeira parte decorreu praticamente sem ocasiões de golo para as duas equipas, numa toada 'morna' que contrastava com o sempre efervescente ambiente do estádio escocês.

Contudo, tudo mudaria no segundo tempo. 

A monotonia foi substituída pela rapidez e emoção, com os escoceses a mostrarem uma enorme vontade de surpreender o Barcelona. Samaras era o rosto desse empenho, mas o grego viu o seu capitão Brown trair o esforço, com uma expulsão escusada, devido a agressão a Neymar, quando faltavam ainda 30 minutos para o fim.

Mesmo assim, o Celtic não se rendeu e por diversas vezes ameaçou a baliza de Valdés. No entanto, o Barcelona exibiu um pragmatismo "cínico" e marcou quando o seu rival - em inferioridade numérica - estava por cima na partida. Alexis Sánchez fugiu e cruzou de forma perfeita para a cabeça de Fàbregas. O internacional espanhol não perdoou e sentenciou a vitória catalã.

Com este triunfo, os catalães somam e seguem, contando agora seis pontos em duas jornadas da Liga dos Campeões.