O FC Porto, no papel de cabeça de série, conhece hoje a sorte nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, numa fase repleta de “gigantes” e na qual são muitas as equipas a evitar.

Como vencedores do grupo H, os “dragões” não encontram o campeão europeu, Real Madrid, o finalista vencido, Atlético Madrid, ou candidatos como o Bayern Munique, FC Barcelona ou Chelsea, de José Mourinho, além do AS Mónaco, de Leonardo Jardim.

Mas das equipas que podem sair do segundo pote ainda existem alguns adversários de peso: casos do campeão inglês, Manchester City, do francês, Paris Saint-Germain, ou do italiano, Juventus, além de Arsenal e o Borussia Dortmund.

Os outros possíveis adversários são o Basileia, de Paulo Sousa, e o Bayer Leverkusen.

Também hoje o Sporting saberá qual o adversário que encontrará nos 16 avos de final da Liga Europa, num sorteio em que a equipa de Marco Silva, uma das melhores terceiras na “Champions”, é cabeça de série.

Um trunfo que a fará evitar nomes como o Zenit, Inter Milão, Nápoles ou Olympiacos, mas que ainda assim mantém no caminho históricos como Liverpool, Ajax ou AS Roma, bem como o vencedor em título da Liga Europa, o Sevilha, além de Tottenham e PSV.

A equipa “leonina”, finalista em 2004/05 e semifinalista em 2011/12, pode também encontrar o Anderlecht, Torino, Wolfsburgo, Young Boys, Aalborg, Guimgamp, Dnipro, Trabzonspor, de Bosingwa e Oscar Cardozo, e também o Celtic de Glasgow.

O sorteio da “Champions” está agendado para as 11:00 (horas de Lisboa) enquanto o da Liga Europa será às 12:00, em Nyon, na Suíça, num dia em que Benfica e FC Porto também conhecerão os adversários na Youth League.