Schalke 04 e Málaga são os “desejos” portistas para os “oitavos” da Liga dos Campeões de futebol, com sorteio marcado para quinta-feira, enquanto o Benfica ficaria “bem servido” na Liga Europa com Basileia, Sparta Praga ou BATE Borisov.

Depois das quedas do Benfica, para a Liga Europa, e Sporting de Braga, o FC Porto é o sobrevivente luso na fase a eliminar da Liga milionária e “pretende” evitar FC Barcelona, Manchester United, Bayern Munique, Borussia Dortmund e Juventus.

Além do forte historial na principal prova da UEFA, todos lideram, com à vontade, os respetivos campeonatos, com exceção dos campeões alemães, que atiraram o Real Madrid, de Mourinho e Ronaldo, para o segundo lugar do Grupo D.

O Schalke 04, sétimo do campeonato alemão, a 17 pontos do Bayern, e o Málaga, quarto em Espanha, a 18 do “Barça”, afiguram-se, assim, como os oponentes mais apetecíveis para os “dragões”, que estão em segundo lugar do campeonato luso, a três pontos do Benfica, embora com um jogo a menos.

Por terem ficado no segundo lugar no Grupo A, os “dragões” são obrigados a jogar com um dos vencedores dos restantes agrupamentos, primeiro em casa, a 11, 12, 19 ou 20 de fevereiro de 2013, e depois fora, a 5, 6, 12 ou 13 de março.

Na mesma situação dos portistas está, entre outros, o Real Madrid, que só tem cinco possíveis adversários: Manchester United, Bayern Munique, Juventus, Paris Saint-Germain, vencedor do agrupamento do FC Porto, e Schalke 04.

Na Liga Europa, o Benfica é cabeça de série (foi um dos quatro melhores terceiro classificados na Liga dos Campeões), mas, ainda assim, pode encontrar, entre outros, o Atlético de Madrid, detentor do troféu, ou o Tottenham, de André Villas-Boas.

Os russos do Anzhi, de Samuel Eto’o, Borussia Mönchengladbach, Newcastle, Estugarda, Nápoles, Inter de Milão, Bayer Leverkusen, Levante, Dínamo de Kiev, Ajax ou o Zenit, de Witsel, Hulk, Danny e Bruno Alves, também não trarão facilidades.

Pelo contrário, seriam, certamente, do agrado de Jorge Jesus, para uma eliminatória com jogos a 14 e 21 de fevereiro, o Basileia, o Sparta de Praga ou o BATE Borisov.

O estatuto dos “encarnados” permite evitar, para já, o campeão europeu Chelsea, o Liverpool, o Lyon ou a Lázio, as equipas mais cotadas, bem como o Olympiacos, de Leonardo Jardim, ou o Cluj, de Paulo Sérgio, duas equipas vindas da “Champions”.

Depois do sorteio dos 16 avos de final, segue-se, no imediato, o dos oitavos, sem cabeças de série: sairão 16 bolas contendo papéis com “vencedor do jogo 1” até “vencedor do jogo 16”, agendando os embates de 7 e 14 de março.

- Potes para os sorteios de quinta-feira:

LIGA DOS CAMPEÕES

- Primeiros classificados: Paris Saint-Germain (Fra), Schalke 04 (Ale), Málaga (Esp), Borussia Dortmund (Ale), Juventus (Ita), Bayern Munique (Ale), FC Barcelona (Esp) e Manchester United (Ing).

- Segundos classificados: FC PORTO (POR), Arsenal (Ing), AC Milan (Ita), Real Madrid (Esp), Shakhtar Donetsk (Ucr), Valência (Esp), Celtic (Esc) e Galatasaray (Tur).

LIGA EUROPA

- Cabeças de série: BENFICA (POR), Cluj (Rom), Chelsea (Ing), Olympiacos (Gre), Viktoria Plzen (Che), Liverpool (Ing), Fenerbahçe (Tur), Bordéus (Fra), Steaua Bucareste (Rom), Dnipro (Ucr), Genk (Bel), Rubin Kazan (Rus), Lyon (Fra), Lázio (Ita), Metalist Kharkiv (Ucr) e Hannover (Ale).

- Não cabeças de série: Dínamo de Kiev (Ucr), Zenit (Rus), Ajax (Hol), BATE Borisov (Bie), Anzhi (Rus), Atlético de Madrid (Esp), Borussia Mönchengladbach (Ale), Newcastle (Ing), Estugarda (Ale), Nápoles (Ita), Basileia (Sui), Inter Milão (Ita), Sparta Praga (Che), Tottenham (Ing), Bayer Leverkusen (Ale) e Levante (Esp).