Em 14 jogos oficiais, o “onze” comandado por Vítor Pereira soma 11 vitórias e três empates, com 30 golos marcados e sete sofridos, ostentando um registo limpo de desaires sem paralelo entre as equipas que disputam ou disputaram as provas da UEFA.

Os “dragões” já conquistaram uma competição, a Supertaça portuguesa (1-0 à Académica, a abrir a época, em Aveiro, a 11 de agosto), e lideram a Liga portuguesa, a par do Benfica (vantagem de um golo – 22-5 contra 22-6).

Na Europa, o FC Porto, que a época passada caiu na fase de grupos, precisou apenas de quatro jogos para selar o apuramento para os “oitavos” da Liga dos Campeões e também seguiu em frente na Taça de Portugal, para a quarta ronda, ao vencer fora o modesto Santa Eulália por 1-0.

Individualmente, destaque, neste trajeto, para os 11 golos do reforço Jackson Martinez e para o também colombiano James Rodriguez, que se está a afirmar como a grande “estrela” da equipa, sucedendo a Hulk, vendido já em setembro ao Zenit.

O bicampeão luso FC Porto não sabe perder e, entre as equipas com presença europeia, tem um estatuto único, depois da “cruel” primeira derrota do Shakhtar Donetsk, sofrida quarta-feira, no reduto do campeão europeu Chelsea (2-3).

Já aos 90+4 minutos, Moses, na sequência de um canto, selou o primeiro desaire do Shakhtar, ao 21.º encontro oficial da temporada: soma agora 19 triunfos, um empate e uma derrota (58-13 em golos), sendo que segue 100 por cento vitorioso na Liga ucraniana (14 vitórias, em 14 jornadas).

Alargando o leque, entre os 53 membros da UEFA, a equipas que não disputam ou disputaram as taças europeias, o FC Porto tem a companhia de dois conjuntos, o AEK Larnaca, do Chipre, e o Murata, de São Marino.

Os cipriotas, terceiros do respetivo campeonato, totalizam oito vitórias e um empate, em nove encontros, enquanto o “onze” que lidera a principal prova do calendário de São Marino segue com quatro triunfos e três igualdades.

No que respeita apenas aos jogos nos campeonatos nacionais, são ainda 17 as equipas invictas, sendo que, internamente, o FC Porto é acompanhado pelo Benfica (também soma seis vitórias e dois empates).

Nos campeonatos dos 10 primeiros países do “ranking” da UEFA, “dragões” e “águias” estão acompanhados por FC Barcelona (líder em Espanha, com nove vitórias e um empate), Manchester City (terceiro em Inglaterra), Shakhtar e Olympiacos, de Leonardo Jardim (primeiro na Grécia).

As outras equipas invictas nos respetivos campeonatos europeus são APOEL, Anorthosis e AEL Limassol, no Chipre, Legia Varsóvia e Gornik Zabrze, na Polónia, Skenderbeu Korçe e Kukësi, na Albânia, Valletta FC, em Malta, e Gravenmacher, no Luxemburgo.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.