FC Porto e Málaga garantiram esta terça-feira a presença na fase seguinte da Liga dos Campeões de futebol, graças a empates nas visitas a Dinamo Kiev e a AC Milan, respetivamente, num dia em que três portugueses marcaram golos.

No Olímpico da capital ucraniana, o “nulo” conseguido pelos portistas permitiu-lhes atingir os 10 pontos, face a quatro do Dínamo Kiev e ainda nenhum do Dínamo Zagreb, hoje goleado pelo segundo posicionado do Grupo A, o Paris Saint-Germain (nove pontos), na “Cidade da Luz” (4-0).

No agrupamento C, o estreante Málaga também “carimbou” a passagem aos oitavos de final da prova com um golo do luso Eliseu, aos 40 minutos, em pleno Estádio San Siro, mas o AC Milan viria a empatar por intermédio do brasileiro Pato, aos 73.

A equipa da Andaluzia encabeça a tabela, com 10 pontos, enquanto os “rossoneri” têm cinco, mais um do que o Anderlecht, que hoje bateu em casa o Zenit São Petersburgo (1-0), pelo qual só Danny, na segunda parte, representou a bandeira da esfera armilar.

No denominado “grupo da morte”, o Real Madrid só aos 89 minutos conseguiu o empate a dois golos, através do alemão Ozil, no seu Estádio Santiago Bernabéu. Reus tinha inaugurado o marcador, aos 28 minutos, mas o português Pepe empatou de cabeça, aos 34.

A “estrela” lusa Cristiano Ronaldo em pouco ou nada fez a diferença e, no primeiro minuto da segunda parte, Arbeloa, com um tento na própria baliza, recolocou os germânicos em vantagem para desespero do treinador português dos “merengues”, José Mourinho, que tinha ainda o compatriota Ricardo Carvalho no banco de suplentes.

Na outra partida da “poule”, o Ajax viu-se a vencer no terreno do Manchester City, com um “bis” de De Jong, mas os “citizens” conseguiram chegar ao empate (2-2), com tentos do costa-marfinense Yaya Touré (22) e do argentino Aguero (74).

Desta forma, o Borussia segue na liderança da tabela, com oito pontos, mais um do que o Real Madrid, enquanto Ajax e City têm quatro e dois, respetivamente.

O outro golo português da noite – o primeiro deste primeiro dia da quarta ronda - foi apontado por Paulo Machado, a inaugurar o marcador, logo aos quatro minutos da receção ao Montpellier. Belhanda, aos 66, ainda empatou, de grande penalidade, mas Greco (80) e Mitroglu (82) descansaram o técnico luso Leonardo Jardim.