O FC Porto empatou, esta terça-feira, a zero com o Zenit de São Petersburgo no encontro da sexta e última jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, que se disputou num Estádio do Dragão completamente cheio e pintado de azul.
Com este empate, o FC Porto é eliminado logo na fase de grupos da Liga dos Campeões e segue a sua caminhada europeia na Liga Europa, ao lado de Sporting e SC Braga, prova que conquistou na época passada em Dublin.
Os Dragões, que contaram com Djalma e Defour no onze inicial, entraram bem no encontro decisivo do Grupo G, uma vez que no outro, entre APOEL (apurado) e o Shakhtar Donetsk (eliminado) já estava tudo decidido.
Vítor Pereira sabia que marcar cedo era importante e foi isso que a equipa azul e branca tentou fazer logo aos seis minutos de jogo após excelente passe de Moutinho a descobrir o avançado angolano Djalma, que rematou para uma grande defesa do guardião dos russos.
Enquanto o FC Porto fazia de tudo para inaugurar o marcador, os adeptos do Estádio do Dragão entretiam-se a assobiar e insultar Danny. O internacional português do Zenit não conseguiu livrar-se da sua encarnação de cão a urinar, que utilizou para celebrar o terceiro golo na primeira mão em São Petersburgo, tendo ficado na memória dos portistas, mesmo depois de o mesmo ter esclarecido toda a situação.
A meio da primeira parte, o FC Porto começou a perder força e a armada russa aproveitou a situação sem nunca fazer mossa à defesa dos azuis e brancos. A primeira parte terminou como começou, com nulo no marcador, obrigando a formação da cidade do Porto a dar o tudo por tudo na segunda parte, pois desta forma estariam eliminados e os russos fariam companhia aos cipriotas do APOEL na passagem aos oitavos de final.
Na segunda parte, já com Kléber em campo e Hulk no corredor direito, os Dragões voltaram a entrar a todo gás e o Incrível teve o primeiro golo nos pés, mas a bola saiu ao lado. Logo depois foi a vez de James tentar a sua sorte num remate de fora da área mas a sorte não sorria aos Dragões.
As alterações ao intervalo (a saída de Defour, a entrada de Kléber para o corredor esquerdo do ataque e James a ponta-de-lança) surtiram efeito mas João Moutinho continuava a ser o motor do FC Porto. Uma noite em que o médio português voltou a ser uma das figuras maiores da equipa portista.
Com o tempo a esgotar-se, o Zenit optou por uma postura mais defensiva, à italiana, enquanto o FC Porto tudo fazia para chegar ao golo que o levaria para a próxima fase da Champions. Mas mais não conseguiu fazer.
Terminado o encontro a zero, o FC Porto terá de trocar o azul da Champions pelo dourado da Liga Europa. No Grupo G, o APOEL e Zenit seguem para os oitavos de final. Shakhtar Donetsk, que venceu esta noite os cipriotas, diz adeus às provas europeias por ter ficado em último lugar.
Os adeptos portistas aplaudiram a equipa e voltaram a assobiar e insultar o internacional português Danny.
Comentários