O sorteio da Liga dos Campeões de futebol, realizado hoje no Mónaco, deixou o FC Porto no Grupo G, juntamente com Chelsea, que marcará o regresso de José Mourinho Estádio do Dragão, Dinamo Kiev e Maccabi Telavive.

Depois de na época passada ter completado invicto a fase de grupos e ter caído nos quartos de final, frente aos alemães do Bayern Munique, o FC Porto procura uma vez mais uma boa época na principal competição de clubes da Europa.

Dos três opositores dos ‘dragões’, o Chelsea é claramente a equipa mais forte. A dupla jornada com o Chelsea marcará o reencontro dos ‘azuis e brancos’ com José Mourinho, depois do técnico ter já defrontado o FC Porto na primeira época da sua primeira passagem pelo Chelsea. Nessa ocasião, FC Porto e Chelsea seguiram em frente, então no Grupo H.

Além de Mourinho, também o colombiano Radamel Falcao irá defrontar os ‘dragões’, depois de três épocas de sucesso no Porto.

De resto, o atacante colombiano é apenas uma das armas que José Mourinho tem ao dispor no ‘milionário’ plantel ‘blue’, que tem no belga Eden Hazard a principal arma desequilibrada.

A acompanhar o belga, destacam-se também o hispano-brasileiro Diego Costa e o recém-chegado Pedro Rodríguez, que esta época trocou o FC Barcelona pelo Chelsea por uma verba a rondar os 30 milhões de euros.

Mais acessível parece ser a equipa do Dinamo Kiev. Os atuais campeões ucranianos, comandados pelo também ucraniano Serhiy Rebrov, tiveram entrada direta na fase de grupos da competição e contam no plantel com os portugueses Miguel Veloso e Antunes.

A cumprir a quarta época na Ucrânia, Miguel Veloso já estava no Dínamo quando os ucranianos jogaram pela última vez com o FC Porto, na edição de 2012/13 da ‘Champions’, com a equipa portuguesa a conseguir uma vitória ‘caseira’ e um empate na Ucrânia.

O ‘elo’ mais fraco do grupo é, à partida, o campeão israelita Maccabi. A equipa orientada pelo sérvio Slavisa Jokanović surpreendeu ao eliminar os suíços do Basileia (que na época passada caíram frente ao FC Porto nos oitavos de final), no ‘play-off’ de acesso à fase de grupos, para chegarem a esta fase da competição pela segunda vez na história.

Os jogos da fase de grupos realizam-se a 15 e 16 de setembro (primeira jornada), 29 e 30 de setembro (segunda), 20 e 21 de outubro (terceira), 03 e 04 de novembro (quarta), 24 e 25 de novembro (quinta) e 08 e 09 de dezembro (sexta).