O FC Porto procura dar o último passo rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões, na receção ao Schalke 04. Os 'dragões' precisam apenas de empatar com os alemães para se apurar para a fase seguinte, mas até podem perder, se, horas antes, o Galatasaray não vencer fora o Lokomotiv Moscovo, podendo, inclusive, assegurar o primeiro lugar do Grupo D a uma ronda do fim, caso se imponham na quarta-feira.

Já o Schalke acompanhará a equipa de Sérgio Conceição se vencer no Estádio do Dragão, independentemente do resultado do Galatasaray em Moscovo, mas, tal como os 'dragões', até pode perder e seguir para os 'oitavos' desde que os turcos não batam a equipa dos portugueses Manuel Fernandes e Éder, ainda sem qualquer ponto conquistado.

É longo o historial de confrontos entre ‘dragões’ e formações alemãs. Os pratos da balança estão, neste momento, equilibrados: em 34 jogos, o conjunto ‘azul e branco’ soma 13 vitórias, oito empates e 13 derrotas. Em casa, o registo torna-se mais positivo: nove triunfos dos 'azuis e brancos', quatro derrotas e três empates.

Contra a equipa de Gelsenkirchen, o FC Porto já jogou por quatro vezes em duas eliminatórias. Em 1976 os portistas empataram em casa 2-2 e perderam por 3-2 na Alemanha, tendo sido eliminados na 1.ª ronda da Taça UEFA. Mais recentemente, em 2008, a equipa alemã eliminou o FC Porto nas grandes penalidades nos oitavos de final da Liga dos Campeões - derrota na Alemanha por 1-0 e vitória em casa pelo mesmo resultado, com uma grande exibição de Neuer.

De referir que as duas equipas já mediram forças nesta edição da Champions, na primeira jornada da fase de grupos, em Gelsenkirchen, tendo empatado a uma bola. Embolo inaugurou o marcador para os alemães aos 64 minutos, mas Otávio restabeleceu a igualdade aos 75', na conversão de uma grande penalidade.

Antes disso, o último confronto do FC Porto com germânicos tinha sido na época transata, também para a Liga dos Campeões, com o FC Porto a defrontar o RB Leipzig na fase de grupos. Então, os comandados de Sérgio Conceição perderam em Leipzig por 3-2, mas redimiram-se no encontro seguinte, no Dragão, com um triunfo por 3-1 - marcaram Herrera, Danilo e Maxi.

Em casa, um dos encontros marcantes frente a uma equipa germânica foi a 15 de abril de 2015, para os quartos de final da Champions, com o FC Porto a bater o Bayern Munique de Guardiola por 3-1. No encontro da primeira mão, disputado no Dragão, Ricardo Quaresma, por duas ocasiões, e Jackson Martínez, levaram os adeptos ‘azuis e brancos’ ao rubro, com Thiago Alcântara a apontar o golo de honra dos bávaros.

O caso mudou de figura em Munique, com o conjunto de Pep Guardiola a golear os ‘dragões’ por 6-1 – marcaram Thiago Alcântara, Boateng, Lewandowski (2), Thomas Müller e Xabi Alonso; Jackson Martínez ainda marcou na Allianz Arena, mas sem efeitos práticos.

Em sentido inverso, a última derrota contra uma equipa alemã no Dragão aconteceu em 2015/16, na receção ao Borussia Dortmund (0-1), para os 16 avos de final da Liga Europa. Depois da derrota na primeira mão por dois golos sem resposta, os 'azuis e brancos' não conseguiram dar a volta no seu reduto, acabando por perder na sequência de um infeliz auto-golo de Iker Casillas.

Mas mais do que um equilíbrio de forças, a história de duelos com equipas alemãs acaba, também, por ter um cariz especial para os adeptos portistas. Quem não se lembra da histórica final de Viena, onde a 27 de maio de 1987, Madjer e Juary marcaram os golos que levaram os ‘dragões’ a erguer a sua primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus – vitória por 2-1 sobre o Bayern Munique.

Além da histórica final de Viena, em maio de 1987 (2-1 ao Bayern Munique), o FC Porto tem outro momento inesquecível com equipas alemãs: os 0-5 de Bremen, há 21 anos, em março de 1994, com golos de Rui Filipe, Kostadinov, Secretário, Domingos e Timofte.

O encontro entre FC Porto e Schalke está marcado para as 20h00 desta quarta-feira.