A equipa de sub-19 do FC Porto venceu o Maccabi Telavive por 2-1, em jogo da 4ª jornada do Grupo G da Youth League. Michael Morais e Rui Pedro fizeram os tentos dos jovens Dragões. O guarda-redes Diogo Costa, de 16 anos, foi o melhor em campo, evitando em diversas ocasiões que o Maccabi marcasse.
A formação de António Folha mostrou uma grande eficácia no primeiro, frente a um Maccabi Telavive que ia dando imenso trabalho guarda-redes Diogo Costa.
Aos 17 minutos o avançado Michael Morais fez o 1-0 no primeiro remate enquadrado com a baliza, após um centro de David Sualehe, na esquerda. O jovem portista teve muita sorte já que o seu remate desviou num contrário e enganou o guarda-redes Ohayon.
O Maccabi Telavive tentou reagir e tirando, partido de alguma desconcentração da defesa portista e de algumas perdas de bola em zona proibida, levou o perigo à baliza de Diogo Costa.
Aos 40 minutos, Rui Pedro aproveitou um centro da direita de Fernando Fonseca para fazer o 2-0, num desvio oportuno na área.
Diogo Costa, que estava a ser um dos melhores do FC Porto, borrou a pintura ao minuto 45 ao não conseguir travar um remate de Tomer Altman de fora da área.
No segundo tempo os jovens Dragões corrigiram o posicionamento na defesa e passaram a cometer menos erros, o que dificultou e muito a tarefa dos israelitas.
O Maccabi Telavive vai ter uma soberana oportunidade para empatar, aos 75 minutos mas o guarda-redes Diogo Costa voltou a mostrar segurança, ao sair aos pés de um contrário e defender o remate que daria o 2-2.
Logo de seguida viria a ser Rúben Macedo a ter boa oportunidade para marcar. O avançado, que subiu muito de rendimento no segundo tempo, apareceu isolado mas rematou para fora, quando tinha tido para fazer o 3-1, aos 83. Aos 84 foi Mati Queta a poder "matar" o jogo mas o remate do avançado guineense foi devolvido pelo poste.
A resposta dos israelitas morreu nas mãos de Diogo Costa, mais uma vez, a travar com mestria um tiro de Glazer, aos 86 minutos. O guarda-redes de 16 anos, o mais novo em campo, a mostrar que o FC Porto tem futuro na baliza.
Com esta vitória a equipa de Sub-19 do FC Porto passa a somar sete pontos, os mesmos do Chelsea, que esta tarde ainda vai defrontar o Dínamo Kiev, que tem quatro. O Maccabi Telavive tem apenas um ponto.
Ficha de jogo
Onze do FC Porto: Diogo Costa; Fernando, Verdasca, Jorge, David Sualehe, João Cardoso, Moreto Cassamã, Bruno Costa, Michael Morais (Madi Queta aos 68), Rui Pedro (Rui Pires aos 73) e Rúben Macedo.
Suplentes: Fábio Ferreira, Diogo Dalot, Sandro Fonseca (João Cardoso aos 86), Rui Pires, Madi Queta, José Leite e Luís Mata.
Onze do Maccabi: Ohayon; Zelikovic, Galili, Almog, Vaturi, Grechkin, Glazer, Altman, Haramati, Kanichowsky e Shapira. Suplentes: Sneh, Rosenboim, Amran, Golan, Dasa, Durovic e Al Awisat.
Comentários