
Depois do verdadeiro clássico digno de ficar na memória da Liga dos Campeões na Catalunha, que terminou com um espetacular empate a três golos, Inter e Barcelona voltam a encontrar-se esta terça-feira, agora em Milão, para a 2.ª mão das meias-finais da Champions e, desta vez, não pode dar empate: alguém terá mesmo de ganhar e tornar-se no primeiro finailsta da edição 24/25 da prova.
Há uma semana, em Barcelona, o Inter chegou a estar a ganhar por 2-0 e 3-2, mas o Barça reagiu sempre e conseguiu sempre chegar ao empate, com uma reação inspirada pela grande exibição do jovem Lamine Yamal, num jogo marcado por grandes golos.
Agora, em Milão, o que fará diferença? Do lado do Barça há a qualidade técnica de Yamal, Raphinha ou Pedri, para citar apenas alguns. Do outro há a consistência táctica daquela que é uma das melhores defesas da competição e a qualidade nas bolas paradas ofensivas. Mas não há só isso. Há também homens capazes de fazer a diferença, a começar pelo capitão Lautaro Martínez.
O Barça já marcou 40 golos na presente edição da Liga dos Campeões (sofrendo 20). Desses 40, Raphinha esteve diretamente ligado a 20 (marcou 12 e assistiu para 8). Quanto ao Inter, leva apenas 22 golos marcados, mas só sofreu 8. Lautaro assinou 8 desses 22.
Histórico de encontros
Em todas as competições realizaram-se 17 jogos entre as duas equipas, com 7 vitórias do Barcelona, 6 empates e 4 triunfos do Inter. Em casa do conjunto italiano realizaram-se 8 jogos entre as duas equipas, com 1 vitória do Barcelona, 4 empates e 3 triunfos do Internazionale.
O Barça, contudo, não venceu nenhum dos últimos três e na última ocasião em que se defrontaram numa meia-final da Liga dos Campeões, em 2009/10, foi o Inter que passou à final (e acabou por erguer o troféu). José Mourinho era então o treinador dos nerazzurri, que ganharam por 3-1 em casa na primeira mão, em Milão, Josep Guardiola orientava o Barcelona, que só conseguiu vencer por 1-0 na segunda mão, num encontro marcado pela estratégia ultra-defensiva de Mourinho, sobretudo após a expulsão de Thiago Motta, logo aos 28 minutos.
Onzes prováveis
Inter: Sommer; Bisseck, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Çalhanoğlu, Mkhitaryan, Dimarco; Taremi, Thuram
Barcelona: Szczęsny; Eric García, Ronald Araújo, Cubarsí, Iñigo Martínez; De Jong, Pedri; Yamal, Olmo, Raphinha; Ferran Torres
O que dizem os treinadores
Simone Inzaghi, treinador do Inter: "Sabemos da importância deste jogo. Vamos precisar de fazer um grande jogo contra uma equipa muito forte, que já vimos na primeira mão. Precisaremos de um Inter atento e lúcido. O grupo acredita em si próprio, quer e espera ansiosamente por este jogo."
Hansi Flick, treinador do Barcelona: "[Na segunda partida] O Inter não pode só defender. Também tem que tentar marcar golos. É a meia-final da Champions League e as quatro melhores equipas da Europa estão lá. Jogamos bom futebol, com confiança e sabemos o que podemos fazer. Temos 90 minutos na próxima semana e espero que seja suficiente para chegar à final. Esse é o nosso objectivo e lutaremos por ele."
Comentários