O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, continua a não ter um ‘onze’ estável para este FC Porto. No desafio de ontem, na Ucrânia, o espanhol voltou a fazer mudanças significativas ao avançar Marcano no terreno – como trinco -, Aboubakar na frente do ataque – em detrimento de Jackson - e promovendo ainda o regresso de Óliver Torres, depois de uma paragem por lesão.

Em defesa de Lopetegui, Marcano fez uma boa exibição e Aboubakar esforçou-se. Em sentido contrário, Óliver Torres foi o responsável pelo primeiro golo do Shakhtar, aos 52 minutos, numa perda de bola em zona proibida. O FC Porto continuou a facilitar na defesa e, depois do espanhol, foi a vez de Maicon ‘oferecer’ o segundo golo à equipa ucraniana.

O resultado não espelhava o que se via dentro de campo. O FC Porto chegou muitas vezes à baliza do Shakhtar, com Tello a mostrar-se um dos mais esforçados para dar a volta ao marcador durante todo o jogo. Tal como o espanhol, Brahimi voltou a estar em destaque, mesmo tendo falhado uma grande penalidade na primeira parte.

Mas o segredo de Lopetegui estava no banco. O treinador disse, depois do jogo, que Jackson Martínez não estava a cem por cento fisicamente, daí não ter jogado desde o início, mas o colombiano mostrou que, mesmo com défice percentual, é uma aposta segura, que vale pontos e dá garantias de confiança.

O ‘cha cha cha’ entrou aos 65 minutos – para o lugar de Aboubakar – viu o Shakhtar aumentar a vantagem, mas foi capaz de marcar os dois golos que valeram um ponto, quando tudo parecia indicar a primeira derrota portista na Champions. O primeiro, aos 89’, na conversão de um penálti, e o segundo chegou nos descontos, depois um grande passe de Cristian Tello. Uma reta final de jogo eletrizante, marcado pelos erros defensivos do FC Porto e pela sagacidade do Shakhtar.

Jackson salvou a ‘pele’ de Lopetegui (pelo menos por agora), que continua a brincar com o fogo na rotatividade da equipa. Falta saber até quando o treinador espanhol irá perceber que o objetivo de vencer está à frente da gestão do plantel, isto no segundo mês de competições oficiais.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.