Se vencer os helvéticos, na sua terceira época no cargo, Jesus soma o 20.º triunfo, ao 35.º encontro, enquanto escandinavo alcançou as duas dezenas de vitórias ao 38.º jogo e já na quinta temporada na Luz.

Sven-Goran Eriksson acabaria com 39 jogos (máximo do clube) e duas presenças em finais, primeiro da Taça UEFA (1982/83), na sua primeira passagem, e depois da Taça dos Campeões (1989/90), na segunda e última.

Entre as 20 vitórias de Eriksson, destaque para as conseguidas no reduto da AS Roma (2-1, com um “bis” de Filipovic), em 1983, e do Arsenal (3-1 após prolongamento, com dois tentos de Isaías e um de Kulkov), em 1991.

Para a história, entrou também o seu 16.º triunfo, obtido a 18 de abril de 1990, na Luz, face ao Marselha (1-0), que valeu a presença na final da Taça dos Campeões: sobre o final, o angolano Vata marcou com a mão... o árbitro não viu.

O primeiro sucesso aconteceu a 15 de setembro de 1982, na Luz, frente ao Bétis de Sevilha (2-1), e o derradeiro aconteceu no mesmo local, tendo a vítima sido o Dínamo de Kiev, goleado por 5-0, a 01 de abril de 1992.

No que respeita a Jorge Jesus, as suas duas primeiras épocas ao serviço dos “encarnados” podem considerar-se muito positivas em termos de provas europeias, face à presença nos quartos de final e nas meias da Liga Europa.

Em 2009/2010, na segunda prova da UEFA, os “encarnados” chegaram aos “quartos”, fase em que caíram perante o Liverpool, e, um ano volvido, atingiram as “meias”, sendo eliminados pelo Sporting de Braga, isto depois de uma desastrosa fase de grupos da “Champions”.

Jesus, que se estreou a ganhar face ao Vorskla Poltava (4-0, na Luz), a 20 de agosto de 2008, já se pode orgulhar de ter goleado o Everton (5-0, na Luz) e selado o primeiro triunfo do Benfica na Alemanha (2-0 em Estugarda).

A 19.ª e até agora última vitória do atual técnico do conjunto da Luz aconteceu a 27 de setembro, em Bucareste, face ao Otelul Galati (1-0), sendo apenas a segunda fora da história dos “encarnados” na fase de grupos da “Champions”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.