O Sporting defronta esta terça-feira o Schalke 04, num jogo que poderá dar a primeira vitória da turma de Marco Silva na presente edição da Liga dos Campeões.

Galvanizado após a "estrondosa" vitória no Dragão frente ao FC Porto por 3-1, a equipa verde-e-branca transpira confiança e atravessa o melhor momento da época. Apenas o Chelsea de Mourinho foi capaz de vencer este "leão" versão 2014/2015.

A história diz que o Sporting nunca venceu na Alemanha onde apenas conseguiu um empate em nove deslocações. Mas este Schalke 04 não é nenhum "bicho papão" e está ao alcance da equipa de Marco Silva, moralizada após o triunfo no Dragão.

O Schalke 04 ocupa o nono lugar da Bundesliga, tendo somado onze pontos em oito jogos (3 vitórias, 2 empates e 3 derrotas). Após um início de época desastroso, a direção despediu o técnico Jan Keller e foi buscar o campeão europeu Di Matteo, técnico que levou o Chelsea ao título em 2011/2012. Na última ronda a equipa de Di Matteo venceu o Hertha Berlim por 2-0, naquela que foi a estreia do italiano como técnico da equipa.

Na conferência de antevisão do encontro, Di Matteo sublinhou a necessidade de vencer os "leões", depois de dois empates na prova (frente a Chelsea e a Maribor). O italiano espera um Sporting "tecnicamente muito forte" e "perigoso", num jogo onde ainda não sabe se poderá contar com Sidney Sam e Goretzka. Farfán, Santana, Giefer e Kolasinac são "cartas fora do baralho".

Já Marco Silva apelou à coragem dos seus pupilos para levar de vencida a forte formação germânica, onde pontificam Klaas-Jan Huntelaar, Draxler, Kevin-Prince Boateng, e Howedes. O treinador do Sporting tem todos os jogadores à disposição. Em relação ao jogo no Dragão, saiu Miguel Lopes (não está inscrito na Champions) por troca com o cabo-verdiano Heldon.

O técnico leonino tem pela frente um desafio aliciante mas está confiante que sairá da Alemanha com uma vitória: "Todos os jogos constituem um desafio diferente para abraçar e superar. O Sporting nunca ganhou na Alemanha, mas estamos preparados para este jogo e queremos vencê-lo. Disse aos meus jogadores para não entrarem no jogo sem medo; acredito nas suas capacidades e na sua qualidade", sublinhou Marco Silva, na conferência de imprensa.

Com todos os jogadores disponíveis, Marco Silva deverá escalar um onze que não fugirá daquilo que tem sido habitual esta época. Na defesa, Paulo Oliveira parece ter ganho o lugar a Naby Sarr. No meio-campo, nada muda. Já na frente, o treinador do Sporting deverá apostar em Carrillo e Slimani, jogadores que começaram o jogo com o FC Porto no banco.

Onze provável: Rui Patrício; Cédric Soares, Paulo Oliveira, Maurício e Jonathan Silva; William Carvalho, Adrien e João Mário; Nani, Carrillo e Slimani.

Do lado do Schalke 04, Di Matteo deverá apostar no seguinte onze: Fahrmann; Uchida, Howedes, Ayhan, Aogo; Neustadter, Hoger; Choupo-Moting, Boateng, Draxler; Huntelaar.

Ambas as equipas estão ainda à procura da primeira vitória na prova, sendo que o Schalke 04 ainda não perdeu. Neste grupo, apenas o Chelsea venceu. Os londrinos lideram com quatro pontos, seguidos de Schalke 04 e Maribor com dois. O Sporting está na última posição, com um ponto.

O jogo está marcado para às 19h45 e terá arbitragem do russo Sergei Karasev.