O regresso da Liga Milionária também significa o regresso de novas e antigas rivalidades. Para além Manchester City - Mónaco, a jornada europeia desta terça-feira também vai contar com duelo entre Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen, em jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Este é um reencontro entre espanhóis e alemães nesta fase da prova, que jogaram entre si em 2014/2015.

O Bayer Leverkusen parte para esta primeira mão, com um registo de invencibilidade em competições europeias em dez jogos disputados em casa (cinco vitórias e cinco empates). Já o Atlético de Madrid vinha de uma série de cinco vitórias consecutivas na fase de grupos, mas falhou o registo 100% vitorioso na fase de grupos, com a derrota frente ao Bayern de Munique, na sexta jornada do Grupo D.

Finalista vencido na última edição da liga milionária, o Atlético de Madrid procura a nona presença nos quartos de final da prova, de forma a atingir o tão cobiçado título, visto que a equipa de Diego Simeone já conseguiu atingir a final da maior competição europeia de clubes por três vezes. Por outro lado, o Bayer Leverkusen quer fazer história e alcançar, pela primeira vez na sua história, a próxima fase da Liga dos Campeões.

Na parte da equipa germânica, Roger Schmidt não pode contar com Hakan Çalhanoglu (castigado) e Jonathan Tah (lesão na coxa). O médio Lars Bender também está em dúvida para o duelo na BayArena. Do lado dos 'rojiblancos', Simeone não tem como opções Tiago, Diego Godín, Augusto Fernández e Juanfran, todos por lesão. Também Nicolás Gaitán está em dúvida para este encontro. Em termos de preocupações para a segunda mão, do lado alemão, Benjamin Henrichs falha a partida em Madrid se vir o cartão amarelo. A mesma situação ocorre do lado 'colchonero', se Gabi e Filipe Luís forem admoestados pelo árbitro escocês William Collum.

Diego Simeone também avançou que Jan Oblak, guarda-redes que representou o Benfica, poderá jogar. Recorde-se de que o guardião esloveno estava lesionado desde dezembro do ano passado.

Chicharito e Griezmann em disputa no duelo de goleadores

O Atlético de Madrid e o Bayer Leverkusen procuram contar com os seus goleadores para conseguirem um bom resultado para a primeira mão. Javier Hernández, o mexicano do conjunto alemão, é a principal arma do ataque germânico, contando com um golo marcado na Liga dos Campeões e com doze golos marcados em todas as competições. Já Antoine Griezmann, terceiro melhor jogador do mundo e vice-campeão europeu, será um dos destaques da equipa de Madrid, ele que conta já com três golos marcados na prova milionária e 16 tentos apontados em todas as competições.

Nos confrontos anteriores, existe um equilíbrio quase total entre as duas equipas. A última vez que os dois conjuntos se defrontaram foi em 2014/2015, curiosamente na mesma eliminatória que disputam esta terça-feira. Na primeira mão, o Leverkusen venceu o Atlético de Madrid por 1-0, com um golo de Hakan Çalhanoglu. Na segunda mão, o conjunto 'rojiblanco' venceu por 1-0, com golo de Mário Suárez. O resultado agregado levou o jogo às grandes penalidades, onde o clube de Madrid venceu por 3-2.

As outras duas vezes em que a equipa germânica e a equipa espanhola se defrontaram resultaram em duas igualdades a um golo, na fase de grupos da Liga Europa, em 2010/2011. Nesse ano, o Leverkusen, na altura treinado por Jupp Heynckes, terminou no primeiro lugar do grupo. O Atlético, detentor do troféu na altura e orientado por Quique Flores, acabou por ser eliminado da prova.

No total, a equipa 'colchonera' conta uma vitória contra o Bayer Leverkusen, com a equipa alemã a conseguir também um triunfo. Nos restantes dois jogos, as equipas acabaram por dividir os pontos, com dois empates.

O Atlético Madrid tem também uma história recente de má memória em terras germânicas. A equipa 'colchonera' saiu derrotada das três últimas visitas à Alemanha, onde o seu registo é de 18 jogos, divididos em cinco vitórias, três empates e dez derrotas. No total, em 38 jogos frente a equipas alemãs em casa e fora, o Atlético somou 18 vitórias, seis empates e 14 derrotas.

Já o Bayer Leverkusen tem um registo caseiro frente a formações espanholas de sete vitórias, cinco empates e cinco derrotas, tendo perdido os seis últimos embates a duas mãos disputados com adversários espanhóis.

As duas equipas entram em campo esta terça-feira às 19h45 horas. Em disputa está a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. À mesma hora disputa-se outro encontro dos ‘oitavos’ que opõe o Manchester City e o Mónaco. Em ambos os casos, está em causa um bom arranque para conseguir a passagem para os quartos de final.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.