O Sporting foi hoje goleado em casa pelo Arsenal (5-1), na quinta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol, cujo arranque ficou marcado por outras três goleadas.
A primeira derrota dos ‘leões’ nesta edição da ‘Champions’, ao segundo jogo de João Pereira no comando técnico, deu-se com ‘estrondo’, em Alvalade, cortesia de Martinelli (07 minutos), Havertz (22), Gabriel (45+1), Saka (de penálti, aos 65) e Trossard (82).
O golo de Gonçalo Inácio, aos 47 minutos, ameaçou lançar uma resistência dos ‘verdes e brancos’, que voltaram melhor do intervalo após estarem a perder 3-0, mas o penálti de Saka, pouco depois da hora de jogo, sentenciou o encontro.
O Sporting, campeão português e líder da I Liga, não perdia desde a Supertaça, com o FC Porto, e ainda não tinha sido derrotado no tempo regulamentar na temporada 2024/25, caindo ante um Arsenal que assentou o triunfo numa primeira parte muito superior.
O resultado pesado deixa os lisboetas, para já, no oitavo posto, com 10 pontos, os mesmos dos ‘gunners’, que são sétimos.
Ainda pior foi o ‘castigo’ aplicado pela Atalanta ao Young Boys, indo à Suíça vencer por 6-1, com dois ‘bis’, um de Retegui (09 e 39 minutos) e outro de De Ketelaere (28 e 56), com Kolasinac (32) e Samardzic (90+1) a completarem a meia dúzia, depois de sofrerem o primeiro golo na prova, por Ganvoula, aos 11.
A equipa de Rui Patrício, hoje suplente, subiu ao terceiro lugar, com 11 pontos, e ainda não perdeu na prova, enquanto o Young Boys tem zero pontos e o pior registo de todos os participantes – é 36.º e último (2-17 em golos).
Na Alemanha, o Bayer Leverkusen aplicou ‘chapa cinco’ ao Salzburgo, voltando aos triunfos na prova com golos de Wirtz (08 e 30 minutos), Grimaldo (11), Schick (61) e Aleix Garcia (72), num triunfo confortável que os deixa com 10 pontos, contra três dos austríacos.
A primeira das goleadas aconteceu da parte da tarde, por intermédio do Atlético de Madrid, que foi a casa do Sparta Praga vencer por 6-0, chegando aos nove pontos, com destaque para dois ‘bis’ argentinos: Álvarez (15 e 59 minutos) e Correa (85 e 89).
Pelo meio, Llorente (43) e Griezmann (70) ajudaram a dar contornos de goleada ao triunfo dos ‘colchoneros’, que reentraram na luta pelo apuramento direto para os oitavos de final, ao passo que os checos na cauda da tabela, em 28.º lugar, com quatro pontos.
Também de tarde, o AC Milan, de Paulo Fonseca, triunfou graças a um golo de Rafael Leão, na visita ao Slovan Bratislava (3-2), com o extremo luso a marcar aos 68, depois de Pulisic (21) abrir a contagem para os milaneses) e Abraham (71) a fechar, dando nove pontos aos italianos.
Da parte dos eslovacos, marcaram Barseghyan (24) e Marcelli (88), mas não chegou para somar os primeiros pontos na ‘Champions’.
A crise do Manchester City agudizou-se hoje com um resultado insólito, um empate a três bolas na receção ao Feyenoord, que recuperou de 3-0 para 3-3 nos últimos 15 minutos de jogo.
Haaland, aos 44 de penálti e depois aos 53, a passe do português Matheus Nunes, e Gundogan adiantaram a equipa de Pep Guardiola, que deu a Bernardo Silva a braçadeira de capitão para este encontro.
A reação neerlandesa, com golos de Moussa (75), Gimenez (82) e Hancko (89), entregou aos ‘citizens’ um sexto jogo seguido sem vencer em todas as competições, após cinco derrotas, uma delas com o Sporting (4-1).
Em 15.º lugar na tabela da fase de liga, os ingleses precisam de ‘escalar’ nas últimas rondas para assegurar passagem direta aos ‘oitavos’, com o Feyenoord, com sete pontos, como outro candidato a seguir em frente.
André Silva foi titular na derrota do Leipzig em casa do Inter Milão, que venceu graças a um autogolo de Lukeba aos 27 minutos para ocupar, para já, o primeiro posto da tabela, com 13 pontos, ainda sem golos sofridos na competição.
A segui-los de perto, com 12, está o FC Barcelona, que venceu em casa, e sem dificuldades de maior, os franceses do Brest, com ‘bis’ de Lewandowski, aos 11, de penálti, para o seu golo 100 na ‘Champions’, e aos 90+2, e outro tento de Dani Olmo, aos 66.
Num dos jogos grandes da quinta ronda, o Bayern de Munique impôs-se ao Paris Saint-Germain por 1-0, arte de um cabeceamento certeiro de Min-Jae, aos 38 minutos, numa partida em que Ousmane Dembelé foi expulso e desfalcou o PSG aos 57.
Apesar das boas exibições de Nuno Mendes, Vitinha e João Neves, com Gonçalo Ramos em campo a partir dos 72, os parisienses voltaram a perder e neste momento, com apenas quatro pontos, estão fora dos postos que permitem avançar na competição.
Do outro lado, os bávaros somam nove pontos e estão em posição de play-off, agora com dois triunfos seguidos.
Comentários