A Liga dos Campeões já registou 107 ‘hat-tricks’ desde que foi criada, em 1992/1993, cinco da autoria de Cristiano Ronaldo, sendo que, num deles, o futebolista português até perdeu, mostra um estudo da UEFA, publicado hoje.

O avançado do Real Madrid é o segundo jogador desta lista, atrás de Lionel Messi, do FC Barcelona, com sete, na listagem dos futebolistas com mais "hat-tricks" apontados na principal prova de clubes da UEFA.

Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, quando alinhava pelo Tottenham, são os únicos jogadores da história da prova que, tendo feito três golos num só jogo, acabaram derrotados, em ambos os casos perderam fora por 4-3.

E quando a contabilidade avança para o maior número de ‘hat-tricks’ numa época na Liga dos Campeões, o jogador português surge como líder, com os três apontados, em 2015/16, ainda que Messi, que já soma dois na corrente temporada, ‘ameace’ esse registo único do português.

Das muitas curiosidades que o estudo da UEFA revela, destaca-se ainda que o primeiro ‘hat-trick’ ocorreu na época de arranque da prova, da autoria de Juul Ellerman, pelo PSV contra o Zalgiris, a 16 de setembro de 1992.

Raúl Gonzalez, então no Real Madrid, com 18 anos e 114 dias, foi o jogador mais novo a marcar três golos numa partida da Liga dos Campeões, enquanto Claudio Pizarro, pelo Bayern Munique, com 34 anos e 34 dias, foi o mais velho a consegui-lo.

Bafétimbi Gomis, do Lyon contra o Dinamo Zagreb, em 2011, detém o ‘hat-trick’ mais rápido da história, precisando apenas de oito minutos, enquanto Filippo Inzaghi (três) e Simone Inzaghi (um) foram os únicos irmãos a conseguir esse feito.