Quarto classificado da Liga Inglesa, o Liverpool é um dos históricos do futebol europeu, e já conquistou o mais importante troféu de clubes a nível europeu por cinco vezes. A última das quais em 2005.

Ao ter evitado em teoria, um dos três maiores tubarões da atualidade que lhe podiam ter calhado em sorte como o - Barcelona, Manchester City e PSG, - os dragões vão ter um embate muito complicado contra a equipa do carismático Jurgen Klopp.

Primeiro classificado do grupo E, o Liverpool impôs-se ao ser uma das equipas mais concretizadoras da edição deste ano com 23 golos marcados, só superado pelos 25 golos do PSG. Num grupo em que moravam o Sevilha, o Spartak Moscovo e o Maribor.

Depois dos empates nas duas primeiras jornadas frente a Sevilha e Spartak, o Liverpool aplicou 'chapa sete' a dois adversários na fase de grupos. Primeiro frente ao Maribor: 7-0 fora de portas. Na última jornada, novo 7-0 frente ao Spartak de Moscovo.

A frente de ataque dos reds e a velocidade dos seus avançados será mesmo a grande preocupação de Sérgio Conceição. Mohamed Salah, com seis golos marcados na Champions, e o avançado Sadio Mané (três golos) têm estado de pé quente nesta edição da Champions, numa equipa que conta com também com jogadores como Philippe Coutinho e Roberto Firmino. O setor defensivo é mesmo a maior fragilidade da equipa da Premier League. O egípcio Mohamed Salah é mesmo o atual melhor marcador da Liga inglesa, com 13 golos.

A primeira mão dos oitavos de final será jogada no estádio do Dragão entre os das 13/14 e 20/21 de Fevereiro e a 2ª mão nos dias 6/7 e 13/14 de Março.