O Real Madrid está na iminência de confirmar a presença em mais uma final da Liga dos Campeões de futebol, depois da vitória na primeira mão das meias-finais frente ao Bayern Munique.

Já esta terça-feira, o bicampeão europeu Real Madrid recebe no Estádio Santiago Bernabéu os alemães do Bayern Munique com o conforto da vantagem de 2-1 conquistada fora de portas, com golos de Marcelo e Asensio.

Apesar do poderio dos hexacampeões germânicos, o historial recente dos confrontos entre os dois clubes pende claramente para os ‘merengues'.

Com efeito, os bávaros não conseguem vencer o Real Madrid desde 2011/12, somando já cinco derrotas consecutivas. Já na época passada, espanhóis e alemães mediram forças, então ainda nos quartos de final, e a equipa orientada por Zinedine Zidane saiu uma vez mais vencedora.

Ao fator casa para a formação madridista, junta-se ainda a enorme motivação de alargar o recorde de triunfos na ‘liga milionária' para 13 conquistas, no que seria igualmente um histórico terceiro título europeu seguido. Do lado bávaro, é preciso uma reviravolta em Madrid, algo que terá de conseguir sem Robben e Boateng, que saíram lesionados da primeira mão.

O Bayern recorreu a Jupp Heynckes – o seu último treinador campeão europeu – para perseguir o sexto título continental (venceu em 1974, 1975, 1976, 2001 e 2013) – e poderá inspirar-se na façanha da Juventus, que ‘assustou’ o Bernabéu na eliminatória anterior, ao ganhar por 3-1, um feito ainda assim inglório e insuficiente para poder afastar os ‘merengues'.

O jogo entre o Real Madrid e o Bayern Munique disputa-se esta terça-feira, às 19:45, no Estádio Santiago Bernabéu.