A carreira do FC Porto na Liga dos Campeões tem merecido elogios de vários cantos do Mundo. Os "dragões" tiveram de disputar uma pré-eliminatória para entrarem na fase de grupos onde passaram em primeiro, num grupo com o Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbao e BATE Borisov.

A turma de Lopetegui ostenta o estatuto de ser a única equipa invencível em prova e, caso não perca com o Bayern esta quarta-feira no Dragão, iguala o feito conseguido por Mourinho ao leme dos azuis-e-brancos: 11 jogos sem perder em jogos da UEFA.

Na caminhada para o título de campeão europeu em 2004, o FC Porto de José Mourinho esteve 11 jogos sem perder, num ciclo que começou e terminou com o mesmo resultado frente a clubes franceses: vitória por 3-0 sobre o Marselha a abrir e conquista do título frente ao Mónaco.

Em termos de golos marcados e sofridos, o técnico basco bate o Special One aos pontos. O FC Porto de Mourinho marcou 18 golos e sofreu oito, sendo que enfrentou adversários como Real Madrid, Manchester United, Lyon e Corunha. Já a atual equipa de Lopetegui leva 24 golos marcados e apenas cinco sofridos, sendo que o Bayern Munique é o primeiro "tubarão" que enfrenta. Recorde-se que o FC Porto afastou o Basileia nos "oitavos" da "Champions" com empate 1-1 na Suíça e goleada de 4-0 no Dragão.

Na fase de grupos, apenas o Shakhtar não perdeu com os "dragões": 2-2 na Ucrânia e 1-1 no Porto.

O FC Porto-Bayern Munique, da primeira-mão dos quartos-de-final da "Champions", está marcado para às 19h45 desta quarta-feira.