O Ludogorets, dos portugueses Vitinha e Fábio Espinho, e o Celtic, de Amido Balde, venceram hoje em casa os compromissos da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol e já "espreitam" os "play-off".

A equipa campeã da Bulgária, o Ludogorets, recebeu e venceu os sérvios do Partizan Belgrado por 2-1, num encontro em que Fábio Espinho entrou aos 82 minutos, enquanto Vitinha não saiu do banco.

Frente aos suecos do Elfsborg, os escoceses do Celtic Glasgow também não tiveram tarefa fácil e venceram em casa apenas por 1-0, numa partida em que Amido Balde ficou também no banco de suplentes.

As restantes três equipas em ação com jogadores portugueses nos seus plantéis empataram os seus compromissos, com vantagem para os polacos do Légia Varsóvia e os turcos do Fenerbahce, que empataram 1-1 em casa dos seus adversários.

Na Áustria, o Fenerbahce, que contou com Bruno Alves e Raul Meireles, este último saiu já no quinto minuto de descontos, poucos instantes depois de a sua equipa ter "arrancado" o empate 1-1 através de uma grande penalidade, convertida por Cristian, isto depois de o Salzburgo ter-se adiantado aos 68, por Alan.

A equipa turca, que foi suspensa por dois anos pela UEFA devido a manipulação de resultados, mas que conseguiu que um recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto suspendesse a decisão, terá ainda de aguardar pelo veredito final daquele tribunal, que se pronunciará a 28 de agosto.

O Légia, com Hélio Pinto no banco, foi empatar 1-1 à Noruega com o Molde, enquanto os cipriotas do APOEL Nicósia beneficiaram de um golo do português Esmael Gonçalves, aos 21 minutos, para se adiantar no marcador, mas não conseguiram evitar o empate em casa com os eslovenos do Maribor.

Além de Esmael Gonçalves, que saiu aos 82 minutos, estiveram em campo mais dois portugueses pelo APOEL, Nuno Morais e Mário Sérgio, que atuaram os 90 minutos da partida.

A segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões disputa-se a 6 e 7 de agosto.