Real Madrid e Barcelona encontram-se esta quarta-feira no Santiago Bernabéu para começar a discutir o acesso à final da Liga dos Campeões deste ano.

Para além da grandiosidade deste duelo no seu país de origem, Espanha, este será um confronto visto por todo o mundo e em que Portugal vai ter os olhos postos, ou não estivesse em campo Cristiano Ronaldo e no banco dos merengues José Mourinho.

O duo português vai escrever mais uma página da história deste emocionante embate e que na Liga dos Campeões já conheceu seis edições.

Ainda com o nome de Taça dos Campeões Europeus, Real Madrid e Barcelona encontraram-se pela primeira vez na prova mais importante de clubes da UEFA na temporada de 1959/60 e, tal como agora, numa meia-final, com um desfecho que certamente agora seria do agrado de Mourinho: o Real Madrid venceu por ‘duplo’ 3-1, fechando as contas em 6-2, acabando por conquistar o “caneco”.

Na época seguinte, merengues e blaugranas voltariam a encontrar-se, na primeira ronda da prova, e dessa feita a sorte sorriu aos catalães: depois do empate a dois em Barcelona, foram a Madrid vencer por 2-1. O Barcelona chegou à final, mas foi incapaz de bater o Benfica, que venceu por 3-2 e se sagrou campeão europeu.

Passados 40 anos os dois gigantes espanhóis voltaram a medir forças na Liga dos Campeões. Na época 2001/2002, e tal como agora numa meia-final, o Real voltou a superiorizar-se ao Barça (ganhou 2-0 em Camp Nou com golos de Zidane e Steve McManaman e empatou a uma bola no Bernabéu) e conquistou a sua nona e última Liga dos Campeões.

Em resumo, em seis jogos com o Barcelona na Liga dos Campeões, o Real Madrid venceu três (duas no Santiago Bernabéu e um em Camp Nou), perdeu uma e empatou em duas ocasiões.

Real Madrid e Barcelona jogam esta quarta-feira a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões. O jogo tem início marcado para as 19h45.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.