Barcelona e Paris Saint-Germain deverão confirmar, esta terça-feira, o apuramento para as meias-finais da Liga dos Campeões. Os catalães defrontam fora de portas o Borussia Dortmund, depois de terem vencido na 1.ª mão por 4-0.

A equipa que eliminou o Benfica nos 'oitavos', já deve estar a preparar a viagem a Munique ou Milão na próxima ronda, já que apenas uma 'hecatombe' fará os culés caírem diante do Borussia Dortmund, finalista vencido da edição anterior. Apesar de ter afastado o Sporting no play-off, os alemães está fora do top-5 da Bundesliga e já foram derrotados pelos ‘blaugrana’ em casa esta época, na fase de liga (2-3).

O Barcelona, que já venceu a Liga dos Campeões em cinco ocasiões, não ganha a prova há 10 anos (2015). Esta época há muito entusiasmo, pelo futebol praticado, pelas estrelas da formação orientada por Hansi Flick. Neste momento a equipa tem um pé e meio nas meias-finais, fase que não disputa há seis anos.

Perante o calendário apertado, é provável que Hansi Flick faça mudanças no onze dos culés. Raphinha, que poderá destronar Cristiano Ronaldo e fazer a melhor época da história da Champions no que a participação em golos diz respeito, deverá ir a jogo.

Lewandowski deverá ficar no banco e dar o seu lugar a Ferrán Torres. Baldé, tocado, será substituído por Gerard Martín na lateral esquerda. Ronaldo Araújo é um dos candidatos a ocupar um dos lugares no centro da defesa. Na zona intermédia, Gavi poderá fazer de Pedri e Marc Casadó é outro dos nomes que espreita um lugar no onze, tal como Dani Olmo, de regresso após lesão.

Do lado do Borussia Dortmund, o técnico Niko Kovac sabe que precisará de um milagre para eliminar o Barcelona.

"Queremos mostrar uma cara completamente diferente em comparação com o primeiro jogo e vencer. Milagres acontecem, mas também sabemos que o Barcelona está invicto este ano. Temos de estar concentrados desde o primeiro minuto e conquistar os adeptos. Só com empenho, boa exibição e paixão podemos ganhar o ímpeto necessário", comentou, no lançamento do jogo.

Quem vencer esta eliminatória, irá medir forças com o vencedor dos jogos entre Inter e Bayern Munique. Os italianos venceram na 1.ª mão por 2-1, na Alemanha.

Armada portuguesa do PSG pode confirmar 'meias' no Villa Park

O PSG também está quase nas meias-finais, mas precisa de repetir a exibição da primeira-mão em Paris, quando venceu o Aston Villa por 3-1. A equipa de Birmingham, a maior surpresa da presente edição da Champions, ainda se adiantou, por Rogers, só que Doué, Kvaratskhelia e o lateral esquerdo luso Nuno Mendes asseguraram a vantagem gaulesa.

No Villa Park, a equipa de Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos quer dar sequência aos bons resultados, pouco tempo depois de terem confirmado a conquista da Liga Francesa.

Depois de anos a apostar em estrelas, o PSG parece ter formado uma verdadeira equipa, sem vedetas, e os resultados estão à vista. Luis Enrique está a fazer um grande trabalho no banco, e a prova disso foi a forma como foi até Anfield eliminar o Liverpool nos oitavos de final.

Ainda sem ter alcançado um dos grandes desígnios do milionário Nasser Al-Khelaifi (a conquista da ‘Champions’), o PSG procura a sua segunda meia-final consecutiva, perante um emblema inglês que, ao contrário dos parisienses, tem um título europeu no seu palmarés (1981/82).

Jogos da 2.ª mão dos quartos de final da Champions

- Terça-feira, 15 abr:

Borussia Dortmund, Ale - FC Barcelona, Esp, 20:00

Aston Villa, Ing - Paris Saint-Germain, Fra, 20:00

- Quarta-feira, 16 abr:

Inter Milão, Ita - Bayern Munique, Ale, 20:00

Real Madrid, Esp - Arsenal, Ing, 20:00

Resultados da 1.ª mão:

- Terça-feira, 08 abr:

Arsenal, Ing - Real Madrid, Esp, 3-0

Bayern Munique, Ale - Inter Milão, Ita, 1-2

- Quarta-feira, 09 abr:

Paris Saint-Germain, Fra - Aston Villa, Ing, 3-1

FC Barcelona, Esp - Borussia Dortmund, Ale, 4-0

Meias-finais (29 e 30 de abril e 06 e 07 de maio)

Jogo 1: Arsenal, Ing/Real Madrid, Esp - Paris Saint-Germain, Fra/Aston Villa, Ing

Jogo 2: FC Barcelona, Esp/Borussia Dortmund, Ale - Bayern Munique, Ale/Inter Milão, Ita

Final (31 de maio, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha)

Vencedor Jogo 1 - Vencedor Jogo 2