Num jogo de grande interesse para os benfiquistas, Bayer Leverkusen e Mónaco defrontaram-se no BayArena, num encontro da quinta jornada do grupo C. A vitória sorriu à formação de Leonardo Jardim e, desta forma, o Benfica está fora das competições europeias. O golo da vitória foi marcado por Lucas Ocampos aos 72’.

Esperava-se um jogo emotivo. O Mónaco, com Ricardo Carvalho e João Moutinho em campo (Bernardo Silva ficou no banco de suplentes), necessitava de vencer para poder pensar em chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões, enquanto o Leverkusen, primeiro do grupo, necessitava apenas de um empate para carimbar a passagem à fase seguinte.

Leonardo Jardim apostou num Mónaco mais seguro e compacto, como tem sido hábito ao longo da competição, saindo muitas vezes em transições de bola longa ou em ataques rápidos. Em sentido oposto, eram os homens da casa que apresentavam um jogo mais trabalhado. Resultado: o Mónaco foi a única equipa que conseguiu vencer o Leverkusen, e por duas vezes, neste grupo C.

Os "farmacêuticos" foram sempre a equipa mais forte e ofensiva ao longo do primeiro tempo, contabilizando um total de quatro remates à baliza com destaque para um "tiraço" de Bender à trave da baliza defendida por Subasic. Ao invés, o Mónaco não acertou uma única vez na baliza adversária nos primeiros 45 minutos.

A segunda parte continuou com a mesma toada. O Mónaco não esticava a equipa e raramente colocava mais do que três homens no ataque. A primeira grande oportunidade da fase complementar surgiu por intermédio de Drmic que, já dentro da grande área e apenas com o guarda-redes pela frente, falhou incrivelmente. Algo que se viria a revelar fatal.

Leonardo Jardim acabou por jogar uma cartada certeira, pois lançou Ocampos e, na primeira vez que toca na bola e no primeiro remate da equipa à baliza (aos 72 minutos!), adianta o Mónaco no marcador. Inverteram-se os papéis e a formação gaulesa foi pragmática e objetiva, tal como os alemães habitualmente são, e colheu os frutos no final da partida.

Na próxima jornada, os franceses têm um jogo decisivo diante do Zenit e o Benfica recebe o Bayer Leverkusen. Ambas as partidas serão disputadas a 9 de dezembro, pelas 19h45.