A goleada do Sporting ao Manchester City vai entrar na história da Liga dos Campeões. Numa lição de eficácia (quatro golos sem seis remates enquadrados), os leões levaram a melhor sobre os tetracampeões ingleses, um dos favoritos a vencer a prova.

A vitória permitiu acabar com a sequência de 26 jogos sem derrotas (excluindo penáltis) do Manchester City na milionária. Nunca uma equipa tinha estado tanto tempo sem perder na história da prova, de acordo com dados do 'Playmaker' do site 'zerozero'.

FOTOS: As melhores imagens do Sporting-Manchester City

Antes do Sporting, a última derrota do Manchester City tinha sido na época 2021/22, na segunda-mão das meias-finais, em que perdeu no prolongamento para o Real Madrid por 3-1, depois de os merengues terem feito dois golos nos descontos e um no tempo extra para vencer por 6-5 no conjunto das duas mãos. Foi há mais de dois anos e meio, a 04 de maio de 2022.

Esta foi também a segunda vez que o emblema inglês sofreu quatro golos na Champions com Guardiola ao comando. A última tinha sido num 0-4 diante do Barcelona, há oito anos.

Para Guardiola, foi a 5.ª vez que foi goleado num jogo da Champions: quando treinava o Bayern Munique, foi goleado pelo Real Madrid (4-0) em 2014, pelo Barcelona (3-0) em 2015. No City, além deste 4-1 do Sporting e dos 4-0 do Barça, perdeu 3-0 com o Liverpool em 2018.

Para o Sporting, a goleada ao City foi o terceiro melhor resultado do clube frente a emblemas ingleses. Antes, tinha dado 5-0 ao Manchester United (1964), 4-1 a Newcastle (2005) e 3-0 ao Everton (2010).

O Sporting goleou na terça-feira o Manchester City por 4-1, em jogo da quarta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões de futebol e deu um passo importante com vista ao apuramento direto para os oitavos de final.

Frente a um dos 'gigantes' europeus, a equipa 'leonina, cujo técnico Rúben Amorim ruma dentro de seis dias para o grande rival do City, o Manchester United, ainda esteve a perder praticamente no arranque da partida, com um golo de Foden, aos quatro minutos, mas já chegou ao intervalo empatada, depois do primeiro golo do avançado sueco Viktor Gyökeres, aos 38 minutos.

O arranque da segunda parte foi demolidor por parte do Sporting, que chegou aos 50 minutos já a vencer por 3-1, depois dos golos do uruguaio Maximiliano Araújo (46) e de Gyökeres (49), de grande penalidade, jogador que completou o 'hat trick' aos 81, também da marca dos 11 metros.

Com esta vitória, o Sporting fecha a primeira metade da jornada no segundo lugar da classificação, com 10 pontos, igualado com o Mónaco, terceiro, apenas superados pelo Liverpool, que comanda com 12 pontos, resultantes de quatro triunfos em outros tantos jogos.