Em 2024/25 vamos ter um novo formato de Champions League, uma competição que se quer mais igualitária e com maior equilíbrio competitivo, de acordo com o presidente da UEFA Aleksander Čeferin, mas até pode em circunstâncias quase absurdas, beneficiar os campeonatos mais fortes.
O organismo aprovou o alargamento a 'Champions' de 32 para 36 equipas, com um novo modelo de competição sem fase de grupos, passando para uma liga única com oito jogos. Ao invés de 10 jogos, como tinha sido a ideia inicial, as equipas vão disputar oito jogos, quatro em casa e quatro fora.
Um dos cenários em aberto é que uma das quatro grandes ligas pode colocar até sete equipas na fase de grupos, no caso de Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália. Dois dos novos lugares vão ser atribuídos às federações com maior ranking na última temporada, neste caso, se se tratasse desta época seriam atribuídos a Inglaterra e aos Países Baixos. Os outros dois lugares poderiam ser atribuídos em caso de vitória na Champions e na Liga Europa por equipas dos principais campeonatos europeus.
Para se chegar às sete vagas vamo-nos fazer valer do exemplo espanhol e para o que se está a passar este ano na La Liga. Se as quatro vagas, via classificação, fossem atribuídas a Real Madrid, Barcelona, Sevilha e Atlético de Madrid, a quinta presença poderia ficar para o Bétis (atual 5.º classificado), caso Espanha fosse um dos dois países com melhor ranking, somando-se os pontos da época anterior. Se por exemplo Villarreal e Getafe vencessem a Champions e a Liga Europa, respetivamente, o país ficaria com sete vagas, cenário pouco provável mas possível.
As outras duas vagas seriam atribuídas ao quinto classificado do ranking que neste momento é a França, que passaria a ter entrada direta na fase de grupos. A outra irá para as pré-eliminatórias do Caminho dos Campeões, que abre espaço para mais um campeão nacional na fase de grupos, para aqueles países que não têm acesso direto, mesmo que vençam o campeonato.
Neste novo formato desaparecem também os sorteios e a distribuição das equipas por grupos. Falta perceber como serão distribuídos os jogos.
Comentários