No dia em que encerra a última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, há quatro grupos cujo destino na prova ainda não é conhecido, apesar de algumas equipas - Besiktas, Manchester City, Tottenham e Real Madrid - já se encontrarem apuradas para os oitavos de final. É o caso dos grupos E, F, G e H.

Por outro lado, há um acesso à Liga Europa por decidir, pelo que a noite desta quarta-feira promete ser de emoções fortes.

Grupo E

Este é um dos poucos grupos em que está quase tudo por decidir. Liverpool, Sevilha e Spartak Moscovo estão na luta pelos dois lugares de apuramento para os oitavos de final, sendo que o Maribor já está afastado das provas europeias.

Os ‘reds’, na liderança com 9 pontos, recebem o Spartak Moscovo e garantem a qualificação com um empate, ou até mesmo perdendo, mas só se o Sevilha perder com o Maribor. Os andaluzes apuram-se com um empate, ou então se o Spartak não ganhar. Já equipa de Moscovo apura-se se vencer os ingleses.

No caso de as três equipas terminarem com 9 pontos, passam o Spartak e o Sevilla (têm vantagem no confronto direto), com os russos a serem primeiros.

Classificação

Liverpool, 5 jogos/9 pontos

Sevilha, 5/8

Spartak Moscovo, 5/6

Maribor, 5/2

Grupo F

Com o Manchester City apurado no primeiro lugar e o Feyenoord já eliminado, resta apenas uma vaga por definir no Grupo F. O Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, tem três pontos de vantagem sobre o Nápoles, mas se perder na receção aos ‘citizens’ e os italianos ganharem ao Feyenoord, fica na Liga Europa – os napolitanos têm vantagem no confronto direto. Ou seja, os ucranianos apuram-se em caso de vitória, empate, ou então caso o Nápoles não ganhe.

Classificação

Manchester City, 5 jogos/15 pontos

Shakhtar, 5/9

Nápoles, 5/6

Feyenoord, 5/0

Grupo G

O Besiktas já está apurado como vencedor do Grupo G, ao passo que o Mónaco de Leonardo Jardim está fora das competições europeias. Assim sendo, o FC Porto, que na pior das hipóteses cai para a Liga Europa, só depende de si mesmo para passar aos oitavos de final.

A equipa de Sérgio Conceição apura-se se fizer, frente aos monegascos, um resultado melhor ou igual ao RB Leipzig, que recebe o Besiktas.

Classificação

Besiktas, 5 jogos/11 pontos

FC Porto, 5/7

RB Leipzig, 5/7

Mónaco, 5/2

Grupo H

O Grupo H já está fechado no que diz respeito ao apuramento para os oitavos de final - Tottenham vai terminar o grupo em primeiro lugar e o Real Madrid em segundo. Resta, portanto, definir o terceiro lugar, que dá acesso à Liga Europa. Dortmund e APOEL estão empatados com dois pontos e em confronto direto. Caso façam o mesmo resultado nos respetivos jogos, a decisão fica condicionada à diferença de golos. Neste momento, os alemães estão com uma diferença negativa de cinco golos, enquanto a equipa cipriota está com uma diferença negativa de 12 golos.

Classificação

Tottenham, 5 jogos/13 pontos

Real Madrid, 5/10

Borussia Dortmund, 5/2

APOEL, 5/2

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.