Com as vitórias de Bayern e Chelsea esta noite, ficaram concluídos os oitavos de final da Liga dos Campeões 2020/2021 e o FC Porto ficou a conhecer os sete adversários possíveis para os quartos de final.

O sorteio, marcado para a próxima sexta-feira, não tem qualquer limitação, pelo que os portistas podem encontrar qualquer uma das equipas ainda em prova.

Ou seja, os Dragões podem marcar encontro com Borussia Dortmund, Liverpool, Manchester City, Paris Saint-Germain, Real Madrid, Bayern de Munique ou Chelsea na próxima fase da prova.

Os campeões nacionais em título, que foram a equipa sensação dos oitavos de final, ao deixarem pelo caminho a Juventus e Cristiano Ronaldo, não têm muito por onde escolher, como era previsível em fase tão adiantada da competição.

Em 2003/04, há 17 anos, quando conquistou o seu segundo cetro europeu, o FC Porto defrontou nas últimas três ‘etapas’ Lyon, Deportivo e Mónaco, equipas que, sem menosprezo pelo seu valor, estão a ‘quilómetros’ da valia do atual ‘top 8’.

Ainda assim, e sabendo-se já de antemão que sairá em sorte aos comandados de Sérgio Conceição um adversário muito complicado, há uns mais do que outros, sendo que, pelo que têm jogado, o Bayern Munique e o Manchester City parecem inacessíveis.

Detentores do título, os bávaros vão numa série de 19 jogos sem perder (18 vitórias e um empate) na ‘Champions’, que inclui, por exemplo, um 8-2 ao FC Barcelona, na época passada, e um 4-0 ao Atlético de Madrid, na fase de grupos da presente edição.

O ‘onze’ de Hans-Dieter Flick afigura-se como um dos principais candidatos a conquistar o troféu e a entrar na história da prova como a segunda equipa na ‘era Champions’ (desde 1992/93) a revalidar o título, depois do Real Madrid (2015/18).

A par dos bávaros, que procuram também igualar os sete títulos do AC Milan no segundo lugar do ‘ranking’ da principal prova europeia de clubes, surge o Manchester City, de Pep Guardiola, que o FC Porto já encontrou na fase de grupos.

Os líderes destacados da Premier League, que contam no ‘onze’ base com Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, bateram em casa o FC Porto por 3-1, e, depois, não sofreram mais nenhum golo nos sete jogos seguintes, incluindo no Dragão (0-0).

A ‘Champions’ é a ‘obsessão’ dos ‘citizens’, que só chegaram uma vez às meias-finais (2015/16), e também de Guardiola, vencedor de dois troféus (2008/09 e 2010/11), mas no início da carreira, quando orientou o FC Barcelona, de Lionel Messi.

No patamar seguinte, surgem o vice-campeão em título Paris Saint-Germain, de Danilo Pereira, e o campeão de 2018/19 Liverpool, de Diogo Jota, que estão a efetuar épocas muito irregulares a nível interno, muito por culpa das lesões.

Os franceses, que já afastarem o FC Barcelona e Lionel Messi, têm jogado inúmeras vezes sem o brasileiro Neymar, enquanto os ingleses perderam logo a abrir a época a grande referência defensiva, o central holandês Virgil van Dijk, aos quais se seguiram Joe Gomez, Matip e Henderson.

Ainda assim, o PSG, de Maurício Pochettino, que levou o Tottenham à final em 2018/19, tem uma equipa de grande qualidade, liderada pelo explosivo Kylian Mbappé, autor de quatro tentos face ao ‘Barça’. O título europeu também é ‘obsessão’ em Paris.

Por seu lado, o Liverpool, de Jürgen Klopp, continua a ter um ataque temível, com Salah e Mané, mais Firmino ou Jota, e, com a ‘Premier League’ perdida, vai, certamente, apostar tudo em arrebatar a ‘orelhuda’ pela sétima vez.

Igualmente ‘sofrível’ no campeonato interno, o Real Madrid é o ‘monstro’ dos ‘quartos’, pois se o seu futebol não convence, a verdade é que se faz acompanhar de um historial ímpar: 13 vitórias na ‘Champions’, incluindo quatro nos últimos sete anos.

Os ‘merengues’ já não têm Cristiano Ronaldo, mas continuam a ter Benzema, Sergio Ramos, Kroos, Modric, Casemiro, Varane ou Courtois, que, comandados pelo francês Zinédine Zidane, não ‘podem’ ser afastados do lote dos favoritos.

Por seu lado, o Borussia Dortmund, campeão europeu em 1996/97, e o Chelsea, vencedor da prova em 2011/12, surgem como ‘outsiders’, e, não sendo favoritos, parecem ter potencial para poder afastar qualquer adversário.

O jovem avançado norueguês Erling Haaland é a grande ‘arma’ dos germânicos, um jogador que, aos 20 anos, ostenta números irreais na Liga dos Campeões: em 14 jogos, soma 20 golos – Messi precisou de 40 encontros e Ronaldo de 58.

Por seu lado, o Chelsea vale mais pelo coletivo, num misto de jogadores jovens e experientes, sendo que não sabe o que é perder (nove vitórias e quatro empates) desde a chegada do treinador Thomas Tuchel, que na época passada conduziu o PSG à final.

O sorteio dos quartos de final – e também das meias-finais – da Liga dos Campeões em futebol realiza-se na sexta-feira, pelas 12:00 locais (11:00 em Lisboa), e não contempla cabeças de série ou qualquer outro tipo de restrição.

Os quartos de final serão jogados em 06 e 07 de abril (primeira mão) e 13 e 14 (segunda), com os apurados a seguir para as meias-finais, em 27 e 28 de abril (primeira) e 04 e 05 de maio (segunda). A final está agendada para 29 de maio, em Istambul.

Resultados agregados dos oitavos de final:

FC Porto *4-4 Juventus (1.ª mão: 1-0 / 2.ª mão 3-2)
Dortmund 5-4 Sevilha (3-2/ 2-2)
Liverpool 4-0 Leipzig (2-0 / 2-0)
Paris Saint-Germain 5-1 Barcelona (4-1 / 1-1)
Manchester City 4-0 Monchengladbach (2-0/2-0)
Real Madrid 4-1 Atalanta (1-0 / 3-1)
Chelsea 3-0 Atlético Madrid (1-0 / 2-0)
Bayern 6-2 Lazio (4-1 / 2-1)

*vantagem por golos fora
**Artigo atualizado às 22h02