Onze equipas, entre as quais Benfica e FC Porto, podem garantir terça e quarta-feira um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, para já apenas reservados por um quinteto.

Os ingleses do Arsenal (Grupo A), os franceses do Paris Saint-Germain (A), os espanhóis do Atlético de Madrid (D) e os alemães do Bayern Munique (D) e do Borussia Dortmund (F) são os conjuntos apurados para a fase a eliminar.

Na quinta jornada, são 11 os candidatos a juntar-se a estas cinco formações nos ‘oitavos’, sendo que alguns estão praticamente apurados e outros em situação bem mais complicada e em risco de caíram para terceiros dos seus grupos.

Do lote de equipas que pode selar a qualificação, só duas equipas não dependem exclusivamente do que fizerem, dos seus triunfos, o Nápoles (Grupo B) e o Bayer Leverkusen (E).

Os restantes nove conjuntos apenas precisam de vencer os seus jogos, casos de Benfica (Grupo B), FC Barcelona e Manchester City (C), Mónaco (E), Real Madrid (F), Leicester e FC Porto (G) e Sevilha e Juventus, que se defrontam (H).

A situação não é, porém, idêntica para todos, sendo que o estreante Leicester (anfitrião do Club Brugge) parece certo nos ‘oitavos’, mais do que o FC Barcelona (de visita ao Celtic) e o Real Madrid (em Alvalade, perante o Sporting).

Ainda assim, os ‘gigantes’ espanhóis parecem em melhor posição do que Manchester City (no reduto do Borussia Mönchengladbach), Mónaco (anfitrião do Tottenham) e Sevilha e Juventus, que medem forças no Ramon Sanchez-Pizjuan.

Mais complexa, é a situação das equipas portuguesas, o Benfica, que joga no reduto do Besiktas, e o FC Porto, de visita ao FC Copenhaga, pois ambos chegam aos ‘oitavos’ vencendo, mas caem para terceiros dos seus grupos perdendo.

Os dois conjuntos lusos já sabem que, no mínimo, seguirão para a Liga Europa, tal como FC Barcelona, Mónaco, Real Madrid, Leicester, Sevilha e Juventus.

Caso se confirmassem os 11 apuramentos, os ‘oitavos’ ficavam fechados, o que significaria a eliminação do Sporting (Grupo F) e ainda de Besiktas e Dinamo de Kiev (B), Borussia Mönchengladbach e Celtic (C), Tottenham, e CSKA Moscovo (E), FC Copenhaga (G) e Lyon (H).

Na corrida à fase a eliminar já não estão Basileia e Ludogorets (A), PSV Eindhoven e Rostov (D), Legia Varsóvia (F), Club Brugge (G) e Dinamo Zagreb (H), sendo que todas ainda podem chegar à Liga Europa.