Luzes, câmara, ação. Velocidade, drible, golo. Thierry Henry fez dos relvados o seu palco e maravilhou o mundo com o seu talento. Começou por dar nas vistas no AS Mónaco, e na estreia na Liga dos Campeões marcou logo por duas vezes frente ao Bayer Leverkusen. Ficara de fora na goleada que os franceses sofreram diante do Sporting em Alvalade, por 3-0, mas ajudou os monegascos a vingarem esse desaire com dois golos no jogo do Principado, que a sua equipa venceu por 3-2. Contas feitas: seis golos em cinco jogos na fase de grupos em 1997/98. Henry apresentava-se ao Mundo.

No final da época, integrou o lote dos jogadores franceses que se sagraram campeões mundiais e deu o salto para a Juventus. As coisas não lhe correm bem em Itália e em 1999 aterrou em Londres para dar início a uma ligação de oito anos com o Arsenal que lhe valeram o estatuto de melhor marcador da história do clube e até uma estátua à porta do estádio.

Venceu os principais títulos ingleses e foi finalista vencido da Liga dos Campeões em 2005/06, frente ao Barcelona, que o recrutaria dois anos depois. Em três épocas na Catalunha venceu sete troféus, entre os quais a tão ambicionada Champions, na qual alcançou um total de 51 golos em 115 jogos.

Saiu para o New York Red Bulls para ser uma das estrelas da liga norte-americana e em 2012 voltou ao Arsenal, para uma breve passagem de sete jogos e dois golos, um logo a assinalar o regresso, antes de terminar a carreira nos Estados Unidos.

Quiz: Mostre o que sabe sobre Bayern Munique e Chelsea

Depois dos jogos da passada sexta-feira, os oitavos de final da Liga dos Campeões ficam completos este sábado com um Bayern Munique-Chelsea e um Barcelona-Nápoles.

O SAPO Desporto coloca à prova o seu conhecimento sobre as equipas em jogo no dia de hoje, com um mini-quiz sobre Bayern de Munique e Chelsea. Mostre o que vale:

Especial Liga dos Campeões: Acompanhe todas as decisões com o SAPO Desporto! 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.